Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > mundo
Whatsapp Whatsapp
MUNDO

Brasileiro cofundador do Instagram deixa o Facebook

Facebook, no entanto, não comentou sobre a suposta tensão com o executivo

Redação iBahia • 25/09/2018 às 21:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 22:31 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Os cofundadores do Instagram, o americano Kevin Systrom e o brasileiro Mike Krieger, decidiram deixar a empresa, comprada pelo Facebook há seis anos, após as crescentes tensões com o Mark Zuckerberg sob que direção deve ser seguida para o futuro do aplicativo de compartilhamento de fotos, revelou o jornal The New York Times na noite de segunda-feira, com base em fontes que pediram para manter o anonimato. Criado em 2010, o aplicativo foi adquirido pelo Facebook em 2012, por US$ 1 bilhão.Até o momento, o Facebook não comentou a informação.

Systrom, diretor-executivo, e Krieger, diretor de tecnologia, abandonaram seus pontos sem dar motivos, justificando apenas que desejam ter mais tempo livre, segundo o NYT. Os dois executivos, que estavam à frente da companhia desde que o Facebook adquiriu o Instagram em 2012, vinham conseguindo manter a independência do aplicativo e de sua marca, enquanto se apoiavam na infraestrutura e recursos da rede social de Zuckerberg para crescer.

Foto: Reprodução

Recentemente, a frustração do americano Systrom e do brasileiro Krieger vinha aumentando à medida que Zuckerberg se envolvia cada vez mais no dia a dia da empresa e voltava sua atenção para o aplicativo de fotos para planejar o futuro do Facebook, disseram as fontes. Sem seus fundadores no comando, o mais provável é que o Instagram se integre ainda mais à rede social de Zuckerberg, convertendo-se em uma divisão dentro de uma empresa de maior porte em vez de manter uma operação independente.

Durante anos, Systrom e Krieger foram capazes de resistir amigavelmente a algumas iniciativas do Facebook por considerarem que iam contra sua visão, embora se apoiassem ao mesmo tempo na rede social para obter recursos, infraestrututra e capital humano especializado. Um novo líder não seria capaz de manter o mesmo equilíbrio, ou terá maior disposição de introduzir mudanças que beneficiem a empresa como um todo, em detrimento de algumas qualidades únicas do Instagram.

“Kevin e Mike são extraordinários líderes e o Instagram reflete uma combinação de seus talentos criativos. Aprendi muito trabalhando com eles nos últimos seis anos e aproveitei de verdade”, disse Zuckerberg em um comunicado.

O Facebook, no entanto, não comentou sobre a suposta tensão entre os executivos.

Em junho, o Instagram anunciou ter superado um bilhão de usuários ativos. Após ser comprado pelo Facebook, o aplicativo cresceu agregando publicidade e outros conteúdos patrocinados.

Michel "Mike" Krieger é um engenheiro de software e empresário brasileiro, nascido em São Paulo, e, em 2004, mudou-se para Palo Alto, na Califórnia, para frequentar a Universidade Stanford, onde conheceu Kevin Systrom, um engenheiro de software. O americano formou-se, em 2006, pela Universidade Stanford com uma licenciatura em gestão de ciência e engenharia.

Facebook atravessa há alguns meses uma grave crise, após ser acusado de servir de plataforma de manipulação política, em particular durante a campanha eleitoral americana de 2016, a partir de dados de usuários entregues à empresa britânica Cambridge Analytica.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM MUNDO :

Ver mais em Mundo