O MUNDO TODO LÊ

Mais 5 dicas para inserir ou ampliar o mundo da leitura para os nossos filhos desde cedo

Renata Fernandes (renatafernandesautora@gmail.com)
- Atualizada em

No mês passado trouxe AQUI 8 dicas de como podemos ampliar o mundo da leitura para os nossos pequenos. Hoje quero deixar mais 5 dicas valiosas que complementam as anteriores e reforçam o nosso objetivo em aproximá-los cada vez mais do mundo encantado da imaginação.

E não podemos esquecer que o incentivo aumentam as chances de torná-los adultos leitores.

1 - Ler, reler e ler de novo o mesmo livro, quantas vezes a criança pedir.

As crianças adoram a repetição, isso traz segurança para elas que estão começando a entender o mundo. Não é a toa que quando gostam de alguma coisa pedem de novo e de novo e mais uma vez. Então se elas pedirem para ler de novo talvez seja para ouvir a sua voz mais uma vez junto com a história. Naturalmente, com o hábito da leitura e a maturidade literária elas vão querer cada vez mais histórias que a desafiem e tragam uma complexidade maior. Vá no ritmo dela.

 

2 - Deixar que participem da escolha do livro e da organização do espaço de leitura.

Todos nós temos nossas preferências, não é mesmo? Assim, para dias mais agitados, em que o momento da leitura pode ser mais difícil, deixe que ele escolha o livro, mesmo que repetido (o mesmo de ontem e de anteontem). Essa pode ser uma boa tática para convencê-lo a se acalmar e entrar no clima da leitura. Deixar também que eles guardem os livros depois de ler pode ser bem estimulante para que entendam que o cantinho da leitura é um lugar especial e de convivência e precisa estar organizado e limpo como qualquer outro da casa.

 

3 - Falar com eles sobre o que estão lendo. Ou não. 

Não existe uma obrigatoriedade em conversar sobre o assunto sempre que terminarem de ler um livro. Isso pode ser estimulado ou não, podendo ser só um momento de aproveitar a leitura e a presença um do outro. Mas se vocês optarem por conversar, deixe que ele expresse seus gostos e opiniões, desta forma você pode ver como está a percepção dele em relação à história sem a sua interferência.

 

4 - Levar livros às consultas médicas e viagens longas

Estes momentos podem ser ricos para criação de laços afetivos entre vocês. Troque o celular por alguns minutos de leitura para o seu filho, tenho certeza de que ele vai passar a gostar mais de viajar e de consultas médicas demoradas.  Com a vantagem que ficarão mais relaxados, principalmente se estes forem momentos de apreensão.

 

5- Permitir que seus filhos vejam vocês lendo. 

Nada que falamos aqui garante que seus filhos vão virar leitores, mas sabemos que, principalmente para os pequenos, o exemplo ainda é o melhor discurso.