A 11ª edição do 'Julho das Pretas' já começou! O projeto, que traz o tema 'Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver', oferece inúmeras atividades e oficinas gratuitas ao longo de todo o mês.
Neste ano, a agenda apresenta 446 atividades articuladas por 230 organizações de mulheres negras ou mistas em 20 estados brasileiros e no Distrito Federal. As atividades incluem rodas de conversa, festivais, exposições, ciclos de formação política, dentre diversas outras ações que acontecem nos formatos presencial, virtual e híbrido. A extensa programação conta ainda com cerca de 50 atividades do Julho das Pretas nas Escolas, que acontecem em parceria com professores, gestores e estudantes da rede pública e privada.
Leia também:
Aqui na Bahia, nesta quarta-feira (5), a organização 'A Fruxiqueira' promoverá uma roda de fuxicaria, no Espaço Verde, em Itapuã, às 15h. O projeto tem como objetivo promover a arte ancestral do produto artesanal do bordado de fuxico e também reduzir danos a natureza com o uso de retalhos de tecidos.
Já o 'Coletivo Quilombo Dourado' irá oferecer aulas de danças de matrizes africanas, às 19h30 desta quarta (5), no Espaço Vovó Conceição, no Engenho Velho da Federação.
Julho das Pretas - O tema que norteia as ações desta 11ª edição do Julho das Pretas é 'Mulheres Negras em Marcha por Reparação e Bem Viver'. A ideia é fazer referência à construção da 2ª Marcha Nacional das Mulheres Negras, que acontecerá em 2025; ao debate sobre reparação histórica para a população negra; e ao Bem Viver, paradigma que orienta a ação de grande parte dos movimentos de mulheres negras no Brasil, desde o processo de mobilização para a Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo a Violência e pelo Bem Viver, que aconteceu em novembro de 2015, em Brasília.
Vale ressaltar que a primeira edição da Marcha aconteceu em 18 de novembro de 2015. O projeto levou quase 100 mil mulheres negras brasileiras até Brasília. O projeto Julho das Pretas é mobilizado pela Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras (AMNB), Rede de Mulheres Negras do Nordeste e Rede Fulanas – Negras da Amazônia Brasileira.
Confira a Programação:
Roda de Fuxicaria
- Quando? 05 de julho, às 15h.
- Onde? Espaço verde - Rua Calazans Neto, nº 18, Itapuã. Salvador - BA
- Quanto? Entrada gratuita.
- Organização responsável: A Fruxiqueira
Bailar Ancestral
- Quando? 05 de julho, às 19h30.
- Onde? Espaço Vovó Conceição - Rua Baixa da Casa Branca, nº 463, Engenho Velho da Federação, Salvador - BA.
- Quanto? Entrada gratuita.
- Organização responsável: Coletivo Quilombo Dourado
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!