Após 21 dias de paralisação, a greve dos bancários chegou ao fim nesta segunda-feira (26) na Bahia e em outros estados. Primeiro, bancários da rede privada concordaram em dar fim à paralisação. Logo depois, aconteceram votações específicas para o Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, também optando pela volta aos trabalhos. Apenas o Banco do Nordeste rejeitou a proposta apresentada pelos empresários e permanece com as atividades paralisadas. A assembleia do Sindicato dos Bancários da Bahia começou por volta das 18h30 de hoje, no ginásio dos bancários, no Largo dos Aflitos.
A proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenabam) ofereceu reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação. Os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de 6 horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de 8 horas, de um total de 112 horas. Assim, após o retorno ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.
Foto: Reprodução/Facebook |
Em nota, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) disse que a proposta representa a "manutenção do modelo que vinha sendo colocado em prática nos últimos anos, de reposição integral da inflação mais aumento real e abono parcial dos dias parados". Em 12 meses, até setembro, a inflação acumulada chegou a 9,77%, segundo o IPCA-15, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Durante a paralisação, mais de 12 mil das 22.975 agências no país fecharam as portas para o público - na Bahia, foram mais de mil. Agora que a greve acabou, os bancos voltam a funcionar já a partir desta terça-feira (27).
Como fazer pagamentos- Títulos vencidos: Boletos com atraso não podem ser pagos em caixas eletrônicos ou pela internet. É preciso procurar a agência bancária para efetuar o pagamento.
- Títulos a vencer: Se possível, evite ir às agências nesse primeiro momento de fim da greve, já que, provavelmente, estarão cheias e com filas. As contas dentro do prazo podem ser pagas nos caixas eletrônicos. Também é possível pagar pela internet, por aplicativo no celular, Correios e lotéricas.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade