Chuvas fracas e isoladas em Salvador e Região Metropolitana


Segundo previsão do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), nesta terça-feira (28), o predomínio será de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas em Salvador e Região Metropolitana, que serão mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana terão um ligeiro aumento, com valores variando de 20°C (mínimas) a 28°C (máximas).

Mesmo enfraquecidos, os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico ainda contribuem para a ocorrência de chuvas fracas no Recôncavo, no nordeste e sul do estado. Nessas áreas as temperaturas deverão variar entre mínimas de 17°C e máximas de 31°C. Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde são esperadas as menores temperaturas do Estado (mínimas de 12°C), a previsão é de céu parcialmente nublado a claro.

Uma massa de ar quente e seco deve influenciar as condições do tempo em toda a faixa centro-oeste e norte da Bahia. Esse sistema vem atuando há várias semanas sobre o Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil e ganha força, deixando o céu ensolarado e com poucas chuvas na maior parte dessas regiões.

Na Bahia, essa massa de ar deve elevar ainda mais as temperaturas (com máximas que podem chegar aos 34°C), bem como, reduzir a umidade do ar a índices em torno dos 20%. Com essa previsão de tempo quente e seco, essas regiões continuam em estado de atenção, principalmente, em relação às queimadas, pois com a vegetação já ressecada, aumentam os riscos de ocorrer novos focos.