Segundo previsão do Institudo do Meio Ambiente e Recusos Hídricos (Inema), para Salvador e Região Metropolitana, onde as temperaturas seguem elevadas (com mínimas de 22°C e máximas de 31°C), a previsão é de céu parcialmente nublado, com chances de ocorrer chuvas fracas em áreas isoladas.
Uma frente fria que passou sobre o estado de Minas Gerais, muda as condições de tempo que vinham se mantendo sobre parte do Nordeste brasileiro, trazendo chuvas para algumas regiões da Bahia. Com isso, nas regiões Sudoeste, Sul e sul das regiões Oeste e São Francisco, onde a influência desse sistema é maior, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. A umidade vinda do Oceano Atlântico ainda contribui para a ocorrência de chuvas mais significativas na região Sul (principalmente nas localidades mais próximas ao litoral), além de intensificar a nebulosidade na região do Recôncavo.
Por outro lado, nas regiões Norte, Nordeste, Chapada Diamantina e norte das regiões Oeste e São Francisco, é a massa de ar quente e seco que deixa o céu parcialmente nublado a claro e sem chuvas. As temperaturas nessas áreas permanecem elevadas (com máximas variando entre 34ºC e 39ºC) e índices de umidade do ar relativamente baixos (com valores em torno dos 30%). Essa situação de tempo quente e seco continua sendo favorável à ocorrência de queimadas, e, portanto, os cuidados no manuseio do fogo para a preparação do solo deverão ser mantidos nessas regiões do Estado. Já as temperaturas mínimas ainda são esperadas nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, com índices variando entre 16ºC e 18°C, de acordo com o Inema.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade