Bahia

1,3 mil policiais civis vão receber pagamento de gratificações

GAJ e GAPJ começam a ser pagos a partir de março pelo governo

Redação Correio 24h
Mais de mil servidores da Polícia Civil vão receber a extensão da Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ) e da Gratificação de Atividade Policial Judiciária (GAPJ), em total de R$ 10,6 milhões em benefícios, que começam a ser pagos a partir de março. A novidade foi anunciada nesta terça-feira (27) pelo Governo do Estado. Ao todo, são 1,3 mil contemplados pela medida.
São beneficiados agora delegados, escrivães, investigadores de polícia, peritos criminais, peritos médico-legais e peritos odonto-legais. Eles ingressaram nas coporações depois da edição da Lei Estadual 12.601/2012 ou já estavam nas corporações, mas não tinham inicialmente os requisitos exigidos por lei. 
Na prática, estes servidores vão obter avanço na referência da Gratificação de Atividade Jurídica (GAJ), destinada aos delegados, e da Gratificação de Atividade Policial Judiciária (GAPJ), para as demais carreiras da Polícia Civil. Dos 1,3 mil, 1.091 vão avançar da referência III para IV, enquanto 209 vão saltar da IV para a V. Os ganhos na remuneração variam de 6,17 a 11,07%. 
Segundo o governo, a decisão teve apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), que fez manifestação favorável em processo administrativo da Secretaria da Administração (Saeb) para analisar a questão.