Bahia

Camaçari - Lauro de Freitas: Via Metropolitana é inaugurada nesta terça-feira

Nova estrada possui 11,2 quilômetros de extensão, pela qual devem passar mais de 15 mil veículos por di

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Foi inaugurada nesta terça-feira (19) a Via Metropolitana, rodovia que permite o acesso direto entre Camaçari e Lauro de Freitas. A nova estrada possui 11,2 quilômetros de extensão, pela qual devem passar mais de 15 mil veículos por dia.

Foto: Carol Garcia/GOVBA
A intervenção, que contou com recursos da ordem de R$ 298 milhões, representa um novo vetor de crescimento para a Região Metropolitana de Salvador (RMS). “O objetivo é tirar o engarrafamento de Lauro de Freitas, que já é uma cidade grande, com trânsito intenso.

A passagem de veículos por dentro do município atrapalhava os moradores de Lauro e quem seguia para Camaçari e localidades do Litoral Norte. Em determinados horários, a travessia aqui demorava uma hora, um hora e meia para ser concluída. Com a Via Metropolitana, o Governo resolveu esse problema”, afirmou o governado do Estado da Bahia, Rui Costa.

Dotada de sete viadutos, quatro pontes, túnel de acesso, canteiro central e uma praça de pedágio, a nova via será mantida pela Concessionária Bahia Norte. Entre os benefícios gerados pela nova rodovia, estão o desafogamento natural do trânsito no Centro de Lauro de Freitas e a redução do tempo gasto entre a capital e o Litoral Norte, que é uma antiga reivindicação de quem trafega pela região.

Foto: Carol Garcia/GOVBA
Outro resultado positivo proporcionado pela construção da Via Metropolitana é a criação de um novo acesso a Lauro de Freitas, pela Rua Gerino de Souza. Com a inauguração desta terça, parte do volume de veículos que transitavam pelo sistema viário composto pelo trecho norte da Avenida Luís Viana Filho (Av. Paralela), Avenida Dorival Caymmi e pelo Complexo Dois de Julho, deve migrar para a nova via, o que deve aliviar o trânsito no entorno aeroporto.