Bahia

Catamarã tem pane e fica à deriva por 40 minutos

Falha no transporte foi atribuída a uma pane mecânica nos motores do navio

Da Redação (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Um catamarã da empresa LCR Catamarã, terceirizada da agência Biotur, ficou à deriva, ontem, na Baía de Todos os Santos, por 40 minutos, de acordo com o tenente Fernando Araújo, responsável pela comunicação do 2º Distrito Naval da Marinha do Brasil. A embarcação Biônica de Tinharé levava 100 passageiros de Morro de São Paulo para Salvador.


A embarcação saiu da ilha às 11h30 e, por volta das 14h, a Capitania dos Portos da Bahia recebeu o chamado informando o problema. O barco comporta 126 passageiros e quatro tripulantes. Ainda de acordo com a assessoria da Marinha, nenhum dos passageiros passou mal ou se feriu durante a pane ou  na operação de resgate, que foi feita por outras duas embarcações da Marinha.


Os passageiros desembarcaram no Terminal Náutico por volta de 16h. A falha no transporte foi atribuída a uma pane mecânica nos motores do navio. Sem problemas, a travessia é feita em cerca de duas horas. Veja também: Corpo é encontrado no Dique do Tororó na manhã desta segunda-feira (27)

A Agerba (agência que regula o serviço) informou não saber mais detalhes sobre o ocorrido. “Fiquei sabendo há pouco tempo, só sei que ninguém se feriu”, disse o diretor da Agerba, Eduardo Pessoa.  Um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN), cujo prazo de conclusão é de 90  dias, será instaurado para apurar as causas e responsabilidades pelo ocorrido.


Em 2008, um catamarã com 45 pessoas — 43 passageiros e dois tripulantes — afundou próximo à praia do Encanto, em Morro de São Paulo, distrito do município de Cayru. Ninguém ficou ferido.


Em 2006, a mesma embarcação — Biônica de Tinharé — ficou à deriva na Baía de Todos os Santos quando transportava 132 pessoas. À época, o bioquímico  Ananias Bernardino da Silva, 61 anos, morreu no acidente.

Matéria Original Correio 24h: Catamarã tem pane e fica à deriva por 40 minutos