Bahia

Cervejaria mobiliza funcionários e retira mais de meia tonelada de óleo

A ação aconteceu na tarde desta sexta (01), na Praia do Ramo, em Ilhéus e contou com colaboradore se e equipe do Corpo de Bombeiros

Redação iBahia (redação@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Desde que manchas de óleo começaram a aparecer no litoral nordestino, a cerveja Corona, junto à Parley for the Oceans tem se mobilizado para retirar petróleo das praias afetadas.  Na tarde da última sexta (01), a ação aconteceu na Praia do Ramo, localizada na Ponta da Tulha (Ilhéus), onde foi retirado cerca de 600 kg de óleo. A marca já havia realizado a limpeza com funcionários de Aracaju (SE) e Recife (PE), na última sexta (25), quando foram recolhidos cerca de 300 kg de óleo nas duas cidades, simultaneamente. 

Foto: Divulgação

O tenente do Corpo de Bombeiros Matheus Magno, que orientou os  voluntários, elogiou a iniciativa. “Desde que as manchas apareceram aqui na Praia do Ramo (dia 25 de outubro), todo o poder público está envolvido: Corpo de Bombeiros, ICMBio, Marinha e Prefeitura, mas se não tiver a participação de voluntários, o serviço fica mais difícil. Quero, em nome da corporação, agradecer a todos os envolvidos na ação de hoje”, disse. 

As praias que recebem o mutirão são definidas pelo IBAMA e a escolha depende de fatores como as de situação mais sensível e as condições da maré. Após a ação desta sexta (01), todos os EPI´s e equipamentos, como botas, pás e sacos especiais para recolhimento deste tipo de dejetos, foram doados para a prefeitura de Ilhéus, que segue com a limpeza nos próximos dias.

Foto: Divulgação

“Quando iniciamos Corona x Parley no Brasil, tínhamos o compromisso de ajudar a combater o descarte de plástico em nossos oceanos e paraísos locais. Agora, diante desse desastre ambiental que atinge nossas praias, vimos que precisávamos nos movimentar ainda mais. Mais do que engajarmos nossos times para ajudar na limpeza, queremos espalhar esta mensagem, para que todos possam se inspirar e se juntar à causa”, afirma Bruna Buás, diretora de marketing de Corona. 

A Corona x Parley, em parceria com o IBAMA, aproveita para relembrar a importância de que a população não faça a limpeza do óleo sem apoio técnico, pois os materiais expostos podem apresentar risco à saúde. Confira algumas dicas caso encontre o óleo em uma praia:

1. A indicação inicial é evitar ir às praias afetadas. Nadar e praticar esportes aquáticos nos locais com o resíduo também não é recomendado.
2. Evite contato direto com o produto. Não recolha o material poluente sem equipamentos de proteção. O recolhimento deve atender alguns protocolos orientados pelos órgãos de proteção ambiental.
3. Em caso de reação alérgica ao toque ou ingestão do óleo, o ideal é procurar o atendimento médico imediatamente.
4. Se encontrar algum animal ferido ou em contato com o com óleo, não recolha o animal, ligue para Polícia Ambiental (190).