Bahia

Dia da Baiana de Acarajé: confira a programação da data

Quem circular nas regiões do Pelourinho e Farol da Barra em Salvador será recepcionado pelas baianas que distribuirão fitinhas do Senhor do Bonfim

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

É difícil um cidadão chegar na Bahia e ficar sem comer o famoso acarajé. Quitute de especialidade gastronômica das culinárias africana e afro-brasileira. Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê e é servido com pimenta, camarão, vatapá e salada.  

As responsáveis pela venda dessa iguaria, são as Baianas. E é se tratando delas que nesta quinta (25), é comemorado o dia Nacional das Baianas. A Bahiatursa, ligada à secretaria de Turismo, em parceria com a Associação Nacional das Baianas de Acarajé, irá promover mais um ano, o projeto “Axé com Dendê”, em alguns pontos turísticos de Salvador e Aracaju (SE). 

As pessoas que estiverem circulando nas regiões do Pelourinho e Farol da Barra em Salvador serão recepcionadas pelas baianas que distribuirão fitinhas do Senhor do Bonfim, cocadas e sachê de álcool em gel, em embalagens plásticas. 

Missa 

A data também será celebrada com uma missa na Igreja Rosário dos Pretos, às 15h. A saída da Igreja terá a Banda A Mulherada. 

Além disso, dois tabuleiros de baianas estarão na Praça da Cruz caída após a missa.