Bahia

Dia do Samba: confira 5 artistas baianos que são referência no cenário nacional

Mariene de Castro, Nelson Rufino e Riachão são alguns dos nomes

Mayra Lopes (mayra.lopes@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Hoje se comemora o Dia Nacional do Samba e a Bahia tem, em sua história, vozes marcantes do ritmo que são referência no cenário nacional. Ficou curioso sobre esses nomes? Se sim, confira abaixo a lista especial que o iBahia fez em homenagem a data. 

Riachão
Clementino Rodrigues, mais conhecido como Riachão, era soteropolitano e nasceu em 1921. O sambista inspirou gerações e faleceu em março de 2020 de causas naturais. Riachão teve várias músicas interpretadas por cantores nacionais. Uma das mais conhecidas foi "Vá Morar com o Diabo", cantada por Cássia Eller. Também é de sua autoria a famosa música "Cada Macaco no Seu Galho", escolhida por Caetano Veloso e Gilberto Gil, em 1972, para marcar seus retornos ao Brasil depois de exílio político durante o regime militar no Brasil e que gravaram posteriormente. Ainda na ativa em 2013, o artista lançou o CD Mundão de Ouro em colaboração com a cantora Vânia Abreu, gravado num estúdio de São Paulo, contando com quinze faixas, sendo 13 inéditas.

Foto: Divulgação

Batatinha
Oscar da Penha ou Batatinha também era soteropolitano. Ele nasceu em 1924 e foi considerado um dos nomes mais importantes do samba da Bahia. O cantor começou a trabalhar muito cedo, aos 10 anos de idade, e um dos seus primeiros sucesso foi desse período - Vassourinha. O artista faleceu aos 72 anos, em 1997. Hoje em dia, um dos circuitos do carnaval de Salvador leva seu nome. 

Foto: Divulgação

Nelson Rufino
Nelson Rufino de Santana nasceu na capital baiana em 1942. O compositor e cantor de samba começou a vida sendo jogador de futebol no Rio de Janeiro. Mas, logo voltou a suas origens  para atuar com música. Suas composições foram gravadas por Roberto Ribeiro, Alcione e Zeca Pagodinho, entre vários outros. O artista tem hoje 79 anos. 

Foto: Divulgação

Mariene de Castro
Mariene Bezerra de Castro ou simplesmente Mariene de Castro é uma sambista soteropolitana que ganhou o mundo desde muito nova. Ela já cantou no encerramento das Olimpíadas 2016 e indicada ao Grammy Latino na categoria 'Melhor Álbum de Músicas de raízes em Língua Portuguesa'. Além de cantora, a artista também é compositora e atriz. Sua última atuação foi em 2016, na novela 'Velho Chico'. Dentre seus sucessos, estão: "Abre Caminho", junto com Roque Ferreira e J. Velloso; "Eu Sou Preta", com J. Velloso gravada por Daniela Mercury no álbum "Canibália"; e "Sábado de Carnaval", com Alfredo Dórea para o bloco afro Ilê Aiyê.

Foto: Divulgação


Edil Pacheco
Edimilson de Jesus Pacheco, mais conhecido como Edil Pacheco é um cantor, compositor e instrumentista brasileiro. Natural de Maragogipe, o artista tem 76 anos e é reconhecido no Brasil inteiro. Entre esses sucessos estão Na Paz do Congá, Boas Notícias, Saudade a Vapor. 

Foto: Divulgação

Playlist iBahia
Ficou com vontade de prestar uma homenagem também?! Que tal escutar uma playlist especial sobre o tema? O iBahia fez uma especialmente para a data. Confira neste link