Bahia

Estudantes da rede estadual podem acessar roteiro de estudo virtual; saiba como

Plataforma reúne mais de 350 planos nas diferentes áreas do conhecimento

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) disponibilizou, nesta segunda-feira (27), novos roteiros de estudos para estudantes da rede estadual. O material, que é atualizado semanalmente desde o início da suspensão das aulas, decorrente da pandemia do Coronavírus (COVID-19), no Portal da Educação, reúne mais de 350 roteiros nas diferentes áreas do conhecimento e, agora, traz mais 70 atividades nas áreas de Matemática e Ciências da Natureza. 

O cronograma propõe atividades autoexplicativas, descritivas e objetivas, além de exercícios, buscando contemplar tanto estudantes que têm acesso à internet, quanto os que não têm e nas diferentes modalidades de ensino.

Nesta quinta semana (27/04 a 1º/05), o ciclo de atividades inclui componentes curriculares de Matemática, Iniciação Científica, Biologia, Física, Química e Ciências (a depender da etapa). Os roteiros de estudos visam contribuir para manter o engajamento dos estudantes e estimular a adoção de rotinas de estudo durante o período de isolamento social.

A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Manuelita Falcão, afirma que os roteiros são alternativas para professores e estudantes que desejam se manter engajados durante o período de isolamento e têm sido muito bem recebidos pela rede.

Ela também reforça que as atividades são opcionais, mas podem ser utilizadas, no futuro, como fichas de estudo sobre diversos temas, pois contêm uma síntese e indicações de outros materiais complementares.

Cada semana é destinada a uma área de conhecimento. A primeira semana (30/03 a 03/04) contemplou a área de Linguagens; a segunda (06/04 a 10/04), de Matemática e Ciências da Natureza; a terceira semana (13/04 a 17/04), Ciências Humanas; e a quarta semana (20/04 a 24/04), Linguagens. Os materiais ficarão disponíveis no Portal da Educação, durante todo o período de isolamento social.

Suspensão das aulas 
O Governo do Estado prorrogou até o dia 3 de maio a suspensão das aulas em toda a Bahia. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado do dia 15 de abril, que altera o  Decreto n° 19.586, e visa o isolamento social para conter a disseminação do novo Coronavírus na Bahia. As aulas serão repostas na rede estadual de ensino.