Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Estudos da ponte Salvador-Itaparica devem começar até julho

No mês de julho, as empresas que farão os estudos da Baía de Todos-os-Santos para a construção da ponte devem estar definidas e contratadas

• 28/05/2013 às 19:38 • Atualizada em 02/09/2022 às 7:02 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
As empresas que vão fazer os estudos da Baía de Todos-os-Santos para a construção da ponte Salvador–Itaparica devem estar contratadas e definidas no mês de julho, de acordo com a Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia (Seplan). Os processos licitatórios que escolherão as empresas responsáveis pela sondagem, elaboração do projeto básico de engenharia e pelos estudos de impacto ambiental e os planos urbanísticos estão em tramitação.
Estas serão as próximas fases do projeto do qual a ponte faz parte. Nesta terça-feira (28), o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, expôs o momento atual do projeto e o seu escopo global. O gestor participou da abertura do ciclo de debates promovido pela Associação Baiana de Imprensa (ABI).
Cronograma A previsão é que no primeiro trimestre de 2014 seja lançado o edital para concessão da ponte Salvador-Itaparica. O cronograma de ações de 2013 inclui a publicação de editais para contratação de estudos de engenharia e de impactos ambientais, masterplan urbanístico, assim como um plano de atração de indústrias aliado a uma estratégia de desenvolvimento social.
Para a construção da modelagem econômica e financeira, criação de plano de desenvolvimento da região e apoio aos estudos técnicos a serem realizados, o Governo do Estado, com coordenação da Seplan, conta com o auxílio da consultoria internacional McKinsey & Company. O investimento previsto para o projeto é de aproximadamente R$ 7 bilhões, que engloba a construção da ponte, duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestrutura. “A viabilidade econômica do projeto passa por recursos federais, recursos de endividamento, de cobrança de pedágio e aproveitamento de parte dos ganhos imobiliários com a valorização que virá desse empreendimento. Teremos valores mais precisos e detalhados após a conclusão do projeto básico de engenharia, que será licitado no segundo trimestre de 2013”, afirma Gabrielli.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia