Bahia

Hemoba funcionará de forma excepcional nesta quarta (8); veja detalhes

Atendimento será das 7h às 12h30, na sede da instituição localizada na Avenida Vasco da Gama

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Nesta quarta-feira (08), feriado municipal de Nossa Senhora da Conceição da Praia, a Fundação Hemoba abrirá as portas de forma excepcional para doação de sangue e cadastro de medula óssea. O atendimento será das 7h às 12h30, na sede da instituição localizada na Avenida Vasco da Gama. As demais unidades de coleta na capital baiana estarão fechadas e voltam ao atendimento no dia seguinte, quinta-feira (09). Já as 21 unidades de coleta do interior do estado funcionam em horário habitual.

Hemoba no SAC Digital

Os atendimentos nas unidades do Hemoba são realizados através de demanda espontânea, por ordem de chegada. É possivel também realizar agendamentos. Neste caso, os interessados precisam acessar a plataforma SAC Digital, disponível por meio de aplicativo, para Android e iOS, ou pelo computador no www.sacdigital.ba.gov.br. 

Ao pesquisar pelo serviço na plataforma, o cidadão irá preencher um formulário com seus dados pessoais, endereço e telefone para contato, selecionando a unidade para o atendimento e indicando data e horário da coleta. 

Critérios para doação de sangue

Para doar sangue, o voluntário precisa estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador. Candidatos à doação de sangue que tenham sido vacinados recentemente contra a Covid-19 devem aguardar de dois a sete dias, a contar da data da vacinação. A Coronavac (Sinovac/Butantan) impede a doação de sangue por dois dias após cada dose. Já as vacinas AstraZeneca, Pfizer-BioNTech e Janssen impedem a doação por sete dias após cada dose.