Bahia

Imposto do bem: campanha transforma parte do imposto de renda em doações

Dados demonstram que os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente permitem uma maior municipalização dos recursos, além de aumentar a autonomia do contribuinte

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Pouca gente sabe, mas é possível converter parte do valor pago no imposto de renda em doações para iniciativas sociais da sua cidade, através dos Fundos Especiais para Infância e Adolescência (FIAs). É o projeto Imposto do Bem, que tenta mostrar para a população e empresários a possibilidade de ajudar crianças e adolescentes. O processo é simples: ao realizar a sua Declaração de Ajuste Anual, você indica a porcentagem que deseja doar, tendo sempre em mente que a pessoa jurídica pode, no máximo, converter 1% (um por cento) do valor total e a pessoa física pode converter 3% (três por cento) do valor final.

Foto: Reprodução

Alguns dados demonstram que os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente permitem uma maior municipalização dos recursos, além de aumentar a autonomia do contribuinte. Assim, ao decidir para onde vai o valor escolhido, o cidadão/empresário consegue sentir uma maior transparência dos usos do dinheiro público.

Para o corregedor das Comarcas do Interior, p desembargador Salomão Resedá, ao optar pela doação, o cidadão demonstra um ato de amor. "“descontar os 3% do imposto de renda devido, para as crianças, é acima de tudo um ato de amor. Mas, também, um ato de preparação do futuro, porque as crianças são os donos do mundo do amanhã e temos que cuidar de todas, hoje, para que tenhamos um mundo para todos no futuro”.