Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Incêndio atinge cerca de 30 km em Mucugê, na Chapada Diamantina

Dois aviões e um helicóptero da FAB chegaram a Lençóis na tarde desta terça-feira para ajudar no combate ao fogo

• 17/11/2015 às 19:24 • Atualizada em 26/08/2022 às 20:24 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Um incêndio florestal de grandes proporções atingiu o município de Mucugê, na região da Chapada Diamantina. Apesar das chamas terem iniciado ainda na segunda-feira (16), foi nesta terça que elas ganharam maiores proporções, segundo informou a Secretaria do Meio Ambiente do município.Conforme a secretária do Meio Ambiente de Mucugê, Meirilan Aline Santos Machado, o incêndio é estimado em uma extensão de 30 km seguidos. "O vento aqui está muito forte, o sol quente e a vegetação bastante seca, o que facilita a expansão do fogo", explica a secretária.
(Foto: Dimitri Argolo Cerqueira)
Ainda segundo Machado, o fogo começa nas proximidades do Projeto Sempre Viva e já está chegando na Cachoeira das Andorinhas, localizada no Parque Natural Municipal de Mucugê. Parte do Parque Nacional da Chapada Diamantina também foi atingido pelas chamas no município.Para combater o fogo em Mucugê, o Governo do Estado disponibilizou um avião. Além disso, cerca de 40 brigadistas lutavam contra as chamas na tarde desta terça-feira (17) e mais 50 brigadistas iriam para a serra para atuar no combate ao fogo e fazer um revezamento com os brigadistas que já estavam em ação. "Estão ajudando no combate às chamas as brigadas de Mucugê, Andaraí, Palmeiras e Barra da Estiva. Estamos recebendo ajuda do ICMBio e do Ibama também", contou a secretária. A Prefeitura de Mucugê disponibilizou um caminhão-pipa para auxiliar os combatentes. FAB auxilia no combate O incêndio na área do Parque Nacional da Chapada Diamantina já dura 25 dias. Segundo informações da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia (Sema), o fogo continua ainda nas áreas do Morro Branco, Barro Branco, Capão Preto, Mucugê, Ibicoara e Mucugezinho, os dois últimos já controlados.Ainda de acordo com a Sema, cerca de 140 pessoas por dia estão atuando no combate às chamas no Parque Nacional da Chapada Diamantina. Há sete caminhões-pipa disponíveis, além de três helicópteros (dois do governo do Estado e um do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio) e seis aviões (quatro do governo estadual e dois do ICMBio).
Aeronaves estão auxiliando no combate ao fogo na Chapada (Foto: Manu Dias/GOVBA)
Segundo o secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia, Eugênio Spengler, o incêndio já tem uma extensão de pelo menos dois mil hectares, o que equivale a cerca de dois mil campos de futebol.Para ajudar no combate às chamas, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou duas aeronaves para atuar na Chapada Diamantina. Os dois aviões chegaram ao município de Lençóis na tarde desta terça-feira. Um deles foi carregado com 20 toneladas de material de apoio para o combate ao incêndio na Chapada Diamantina, como compressor, piscinas, empilhadeira e fonte de força, além de material que dá suporte ao sistema chamado MAFFS (do inglês Modular Airbone Fire Fighting System). Esse equipamento é composto por cinco tanques de água e dois tubos que evitam desperdício de água. De acordo com a assessoria da FAB, cada avião tem a capacidade de transportar até 12 mil litros de água, um valor inferior aos 60 mil litros divulgados anteriormente. Cerca de 20 militares vão dar suporte à missão. Ainda de acordo com a FAB, um helicóptero também foi encaminhado ao município de Lençóis para apoiar a missão com o transporte de brigadistas até pontos de difícil acesso. Os dois aviões e o helicóptero começarão a operar na Chapada já na manhã desta quarta-feira (18). Governador sobrevoou área atingida Na manhã desta terça, o governador Rui Costa sobrevoou a região afetada pelo incêndio na Chapada Diamantina. "Eles [os incêndios] acontecem todo ano, mas os dois maiores focos foram à margem da BA-242 e há indícios de que foram provocados intencionalmente, e isso não pode acontecer", reclamou o governador durante um voo sobre a área afetada.Após o sobrevoo, o governador se reuniu em Lençóis com prefeitos de dez municípios baianos para alinhar estratégias de enfrentamento ao fogo. "Pude presenciar o esforço gigantesco de todos os envolvidos. São pontos isolados de incêndio, o que dificulta o transporte de pessoas e água, mas o incêndio está controlado. Temos uma estrutura poderosa e vamos continuar lutando pela extinção do fogo", afirmou Rui. A força-tarefa envolve Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e brigadistas voluntários.
Correio24horas

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia