Bahia

Novembro Azul: Prefeitura intensifica consultas e exames para homens

Nos Multicentros da rede municipal da saúde serão ofertadas mais de 600 vagas para consultas com cardiologista, urologista e exames

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vai ampliar o acesso de consultas e exames voltados para o público masculino para celebrar o Novembro Azul - mês de conscientização do câncer de próstata. 

Nos Multicentros da rede municipal da saúde serão ofertadas mais de 600 vagas para consultas com cardiologista, urologista, além dos exames de ultrassonografia da próstata, aparelho urinário, abdômen testicular e bolsa escrotal. Já no Hospital Municipal de Salvador (HMS), haverá a disponibilização de 1.120 vagas para exames de imagem focados na saúde do homem.

Os interessados nos serviços devem obrigatoriamente buscar nos postos de saúde de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, para realizar o agendamento prévio visando evitar aglomerações em virtude da pandemia do novo coronavírus.

As Unidade Básicas de Saúde (UBS) vão intensificar a oferta de consulta médica e odontológica, o tratamento com enfermagem com realização de testes rápidos (HIV, sífilis, Hepatites) e imunização. Além disso, haverá orientações sobre pré-natal do parceiro, planejamento reprodutivo, encaminhamentos para clínica de disfunção sexual e vasectomia. O dia especial de mobilização acontecerá em outro formato no dia 21 de novembro, contemplando algumas unidades de saúde.

Consultório de Rua - Nesta edição da mobilização, ao longo do mês de novembro, o público masculino em situação de vulnerabilidade também será contemplado numa parceria com o programa de Consultórios de Rua nas localidades de Itapuã, Centro Histórico, Itapagipe e Brotas. O intuito é alertar os homens para o autocuidado e aproximá-los do serviço de atenção primária à saúde.

Para atingir a população masculina que vive com a doença falciforme e aqueles que estão cadastrados para tratamento na SMS, as equipes farão uma busca ativa desses pacientes através de ligação ou in loco para realizar o agendamento de uma consulta clínica.