Bahia

Ônibus e metrô funcionam como em dia útil para concurso da PM nesse domingo (6)

Esse é o maior concurso já realizado pelo Estado na área de segurança e primeiro para o Corpo de Bombeiros, após reformulação no comando e dissociação da Polícia Militar

Carmen Vasconcellos, do Correio 24h (carmen.vasconcellos@redebahia.com.br)
- Atualizada em

A frota de ônibus(2.600 da frota convencional e 300 do sistema complementar) e o metrô em Salvador vão operar nesse domingo como em dia útil. A decisão contemplará os candidatos do maior concurso realizado no estado para a área de segurança pública. As provas serão realizadas no domingo(06) e terão quatro horas e meia de duração, com início às 9h15. Vale salientar que os portões dos locais de prova em Salvador e nos 12 municípios do interior serão abertos às 8h e fechados às 9h.

Organizada pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (www.ibfc.org.br),  a prova será composta de 80 questões, distribuídas entre conhecimentos gerais (30) e conhecimentos específicos (50), além de uma questão discursiva.


A orientação da organização do concurso é que os candidatos cheguem com pelo menos uma hora de antecedência e não esqueçam de estar com o comprovante de inscrição, documento de identidade original em bom estado de conservação, além de caneta esferográfica, azul ou preta, de material transparente, lápis preto e borracha em mãos. Vale ressaltar que está proibido o uso de equipamentos eletrônicos de comunicação, como celulares, notebooks e palmtops, entre outros. Pertences pessoais, como óculos escuros, bolsas, sacolas, bonés e similares serão acomodados em local indicados pelos fiscais. Ao candidato somente será permitido sair da sala após uma hora de prova. O caderno de questões somente poderá ser levado depois que sejam transcorridas quatro horas de avaliação.

Serão oferecidas duas mil vagas para a Polícia Militar, com alocação prevista para Salvador, Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. As 750 vagas para o Corpo de Bombeiros Militar estão previstas para Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Ilhéus, Porto Seguro, Vitória da Conquista, Jequié, Juazeiro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras e Teixeira de Freitas. O edital foi publicado no dia 10 de maio e terá validade de um ano, prorrogável por igual período.

Durante todo o tempo da prova, agentes de trânsito e do Núcleo de Operações Assistidas da Transalvador estarão nos locais de prova verificando quaisquer situações que comprometam ou dificultem o acesso aos locais da prova, a exemplo de estacionamento irregular.