Bahia

Ônibus metropolitanos param nesta segunda-feira (2)

Rodoviários decidiram parar de circular em protesto contra a redução da frota em operação

Redação Correio 24h

Moradores da Região Metropolitana de Salvador estão sem transporte público na manhã dessa segunda-feira (2). De acordo com o diretor do Sindicato dos Rodoviários Metropolitanos (Sindmetro), Catarino Fernandes, a categoria interrompeu as atividades às 8h de hoje para protestar pela manutenção e valorização dos postos de trabalho, que estão ameaçados por conta da expansão do metrô até Lauro de Freitas.

Foto:Reprodução/Bruno Wendel

"Com a chegada do metrô  à Estação Mussurunga, 67 ônibus estão desativados. E, até janeiro, quando o metrô chegará em Lauro de Freitas, a redução será de 35% do total da frota, que hoje são de 450 ônibus", disse Fernandes, acrescentando que a categoria quer que haja uma discussão sobre a relocação dos postos de trabalho. Por conta da manifestação, 153 ônibus da empresa BTU, 80 da Costa Verde, 80 da Dois de Julho, 65 da VSA e 22 da Liz e Linha Verde deixaram de circular, segundo informações do Sindmetro.

O diretor do sindicato informou ainda que a categoria é a favor da integração das linhas da Lapa, mas quer que as demais sejam redirecionadas. "Queremos uma reunião com os dirigentes dos transportes públicos para resolver a nossa situação. Diariamente são 6 mil usuários transportados na RMS. Até às 8h nós levamos muitos trabalhadores, mas depois paramos. Mas nossa intenção não é prejudicar a população, é resolver o nosso problema", explicou.