Bahia

Por idade: critério de vacinação pode mudar a partir de quinta-feira (20)

Medida será analisada por comissão, mas tem o apoio de Bruno Reis

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Em coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (17), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, anunciou que o próximo critério de vacinação pode ser apenas a idade, dos mais velhos para os mais novos. Essa proposta ainda não está confirmada, mas será analisada pela Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB). Caso seja aprovada, ela passa a valer a partir desta quinta-feira (17).

Apesar de muitos sindicatos ainda tentarem incluir suas categorias nas prioridades de vacinação, o prefeito da capital baiana relembrou os grupos prioritários criados pelo governo federal. Idosos, pessoas com comorbidades e trabalhadores essenciais já podem tomar as vacinas contra a covid-19 em Salvador, o que abre a possibilidade para estender a imunização.

Bruno Reis acredita que vacinar por idade seja o mais justo no momento. “Defendo que agora que foram vacinados os mais vulneráveis e os essenciais, nós devemos descer por idade. Acredito que esse é o critério mais justo. Isso vai facilitar o processo, evitar a perda de tempo para checar os dados da pessoa na lista e os conflitos na hora da vacinação", explicou durante coletiva.