Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Portal iBahia divulgará fotos e informações de desaparecidos

Campanha é fruto de uma parceria entre o iBahia, a Delegacia de Proteção à Pessoa e a Nova Lapa

Redação iBahia • 13/10/2017 às 13:19 • Atualizada em 31/08/2022 às 9:08 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A cada ano, mais de 250 mil pessoas desaparecem no Brasil. Imagine como deve ser encarar o sofrimento de não encontrar um ente querido que, na maioria dos casos, são idosos, adolescentes ou deficientes mentais? Com o objetivo de reduzir este número, o iBahia firmou uma parceria com a Delegação de Proteção à Pessoa (DPP) e a Nova Lapa e, desde a última terça (10), fotos de pessoas desaparecidas estão sendo divulgadas pelo portal.

Ao clicar nas imagens, o leitor do site será direcionado à página institucional da DPP no Facebook, onde é possível encontrar mais informações sobre aquele desaparecido e de como ajudar a encontrá-los. As mesmas imagens também serão veiculadas em três videowall e 18 monitores instalados na estação Nova Lapa, o que amplia a visibilidade da ação e da probabilidade das pessoas serem encontradas, já que o espaço recebe mais de 430 mil passageiros todos os dias.

De acordo com o gerente executivo das rádios e do portal iBahia, Luiz Moreira, a iniciativa amplifica o retorno positivo do quadro “Desaparecidos”, veiculado na TV Bahia e demonstra a preocupação da empresa por ações sociais de impacto. “Sempre procuramos deixar um legado positivo para a sociedade e consideramos que um projeto voltado para a busca de pessoas desaparecidas traduza isso. A visibilidade e audiência do portal e a veiculação de imagens na Nova Lapa irão ajudar aqueles que estão à procura de entes queridos e o trabalho já realizado na DPP”, disse.

Trabalho da delegacia
De acordo com a delegada Titular da DPP, Heloísa Simões, a delegacia de proteção à pessoa foi criada em 2012 para realizar um trabalho de investigação destinado a localização de pessoas desaparecidas. “Nós trabalhamos apenas com ocorrências não delituosas. Se no decorrer das investigações verificar, que existem indícios de uma situação delituosa, o procedimento é relatado e encaminhado para a delegacia especializada de área de homicídios e a delegacia territorial para conhecimento e investigação”, explicou.

Ainda segundo Heloísa, as ocorrências registradas na unidade envolvem idosos, pessoas portadoras de doença mental e adolescentes. As ocorrências com adolescentes são mais complexas, pois em diversos casos o desaparecimento é voluntário. Proibições, pressão da família e rebeldia são alguns dos principais motivos que levam o jovem a sair sem avisar e até mesmo a fugir de casa. “É um trabalho realizado pela Polícia Civil, na busca incessante de pessoas desaparecidas, localizando-as e devolvendo-as à sua família".

A delegada ainda detalhou o trabalho que é realizado pela polícia. Não existe mais o prazo de 24h para registrar a ocorrência, entretanto, orienta aos familiares a fazer buscas pessoais antes de procurar a polícia. Uma vez na DPP, é feito um RPD (registro de pessoa desaparecida) com autorização formal de divulgação de imagem nas mídias sociais e ordem de missão para o serviço de investigação da unidade para realizar diligência.

Leia mais:


Quer ajudar?
Tem alguma pista das pessoas das fotos que foram divulgadas aqui no portal? Procure os meios de comunicação de Delegacia de Proteção à Pessoa e repasse esta informação!

Disque-denúncia: 3235-0000
Facebook: Delegacia de Proteção à Pessoa
Whatsapp: 9 9631-6538

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia