Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
BAHIA

Presídios baianos devem ganhar ala LGBT em 2014

Medida, já adotada em outros estados, serve para evitar a violência contra os homossexuais

• 29/09/2013 às 14:26 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Depois de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraíba e Mato Grosso, a Bahia também deve implantar um pavilhão LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e trangêneros) nos novos presídios a serem construídos em 2014. Em Minas, a existência de alas específicas existe desde 2009 no Presídio de Jão Joaquim de Bicas e desde 2012 no Presídio de Vespasiano.A ideia é tirar os homossexuais e afins do convívio dos outos presos, devido ao número crescente de denúncias de violência, além de prover um tratamento mais apropriado, como explica a chefe da Coordenadoria Especial de Políticas de Diversidade Sexual de Minas Gerais (Cods), Walkíria La Roche.
"É muito comum no nosso país que essas pessoas sejam usadas como moeda de troca nos presídios. Não há preocupação com a transmissão de DST. E como os homens, depois, recebem visita íntima, pode causar uma epidemia", explicou ao portal Agência Brasil.
No Rio Grande do Sul, as alas foram criadas em abril de 2012, no Presídio Central de Porto Alegre, maior do estado. Cerca de 40 presos estão separados dos demais. Já na Paraíba existêm alas LGBT em três presídios e, de acordo com o estado, a ideia é ampliar ainda mais a iniciativa para outras penitenciárias. Contudo, para o representante da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), a criação das alas não é o ideal, mas pode ser uma solução imediatista.
"Achamos que as pessoas não deveriam ser segregadas, mas por causa de toda a violência, isso acaba acontecendo para preservá-las", disse à Agência Brasil.
Segundo ele, a Associação direciona seu foco para a educação da sociedade contra o preconceito, inclusive junto a agentes de segurança pública. "Promovemos cursos, palestras e depoimentos contra a homofobia. A gente quer que todas as pessoas se integrem, porque se o preconceito na sociedade diminuir, isso vai se refletirá nos presídios", afirmou.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia