Bahia

Presos gravam vídeo mostrando buraco por onde fugiriam de cadeia na Bahia; assista

No vídeo aparece ainda a inscrição ‘O bonde é do maluco’, referindo-se à facção criminosa que atua na Bahia

Redação Correio 24h

Um vídeo de cerca de 2 minutos que teria sido gravado dentro da Cadeia Pública de Salvador, localizada no Complexo Prisional da Mata Escura, conseguiu impedir a fuga de dez detentos . Nas imagens, divulgadas pelo sindicato dos agentes penitenciários, é possível ver homens conversando sobre o espaço e mostrando uma área de um buraco escavado: “Ali é o lado de fora já (...) o da rua”, diz um homem, que segundo o sindicato é um dos detentos. No vídeo aparece ainda a inscrição ‘O bonde é do maluco’, referindo-se à facção criminosa Bonde do Maluco (BDM) que tem atuação no estado.


A tentativa de fuga aconteceu nesta segunda-feira (24) por volta das 15h30 quando os agentes descobriram o vídeo. Segundo informações do sindicato estavam no local da fuga os internos: Darlan Santos Soares, Demerson Barbosa Santos, Eberton de Jesus Souza, Jeremias Santos Santos, Leonardo Anjos Santos, Luan Gomes Cost, Ronival da Silva Lima, Samuel Souza Mendes, Genilson Meireles de Souza e  Rodrigo Oliveira dos Santos.

Segundo dados da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) a unidade tem 1279 presos. A unidade tem capacidade para 830. Ou seja, há 449 presos excedentes. A Seap foi procurada para comentar a tentativa de fuga, mas até o momento desta publicação não se posicionou. Em janeiro, 17 presos fugiram de uma das celas da Cadeia Pública. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado, todos faziam parte da facção BDM.