Bahia

Projeto da ponte Salvador-Itaparica é apresentado para chineses

Construção acontecerá no regime de Parceria Público-Privada; estudos serão feitos até o fim deste ano

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

O projeto da ponte Salvador-Itaparica, que faz parte de um Sistema Viário entre os dois lados, foi apresentado para empresários chineses, nesta sexta-feira (12). Na ocasião, os estrangeiros conheceram os trabalhos na área de infraestrutura da Bahia, na Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

Segundo a secretaria, a construção da ponte deve acontecer no regime de Parceria Público-Privada (PPP). A Governadoria estima atrair um investimento de US$ 10 bilhões em investimentos privados, além de gerar 100 mil empregos, entre diretos e indiretos, com o projeto.Além da ponte, a Seplan também apresentou os investimentos em energia eólica na região, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e o Porto Sul. Segundo o vice-governador João Leão, os empresários demonstraram entusiasmo com os projetos e podem participar de uma das concessões.


Fase de estudoAtualmente, estão sendo realizados estudos e projetos para analisar os impactos da ponte. Segundo a Seplan, a estimativa é que, antes do final de 2015, os estudos contratados estejam concluídos. Assim, em seguida, o governo poderá iniciar o processo licitatório da concessão.