Bahia

Projeto 'Xirê de Rua' acontece neste sábado (24), em Camaçari

O encontro, que ocorre desde 2014, reúne adeptos do candomblé, amigos e simpatizantes nas ruas do centro da cidade, para produzir o ritual

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em

Neste sábado (24), acontece o projeto 'Xirê de Rua', em Camaçari. O encontro, que acontece desde 2014, reúne adeptos do candomblé, amigos e simpatizantes nas ruas do centro da cidade, para produzir o ritual do Xirê (do Yorubá Sìré, significando “roda”, para louvor aos Orixás) realizado nos Terreiros de Candomblé. 

O projeto visa a promoção da diversidade religiosa e o respeito aos Povos Tradicionais de Matriz Africana, através da sensibilização das autoridades e da população para que se reconheça a importância do respeito mútuo entre as religiões, e o legado de nossos ancestrais na construção da nossa cultura e identidade.

Recentemente, uma ação arbitrária e de intolerância religiosa sofrida pelo Asé Oloodé Omilolá foi o ponto de partida para a idealização do projeto Xirê de Rua. O Terreiro foi invadido, assentamentos sagrados foram destruídos, árvores sacralizadas derrubadas e a família do egbé (casa) foi ameaçada. Por este motivo, os fiéis resolveram ir às ruas. 

Através do projeto, os terreiros de Camaçari se articulam na tentativa de levar o maior número de pessoas para uma das principais praças da cidade, buscando parceiros para que o evento se mantenha como uma tradição viva e de espaço de resistência, assumindo seu papel social e político na vida das pessoas através de reivindicações junto às autoridades que criam e aplicam as políticas voltadas para os povos tradicionais de matriz africana.