|
---|
Maicon desapareceu em um matagal |
Uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, foi encaminhado na manhã desta terça-feira (11) para o local onde uma criança de 9 anos, desaparecida desde último dia 4, foi vista pela última vez. Na área, um matagal nos fundos do condomínio onde o garoto mora, os técnicos do DPT recolherão uma amostra do que seria o sangue de Maicon Batista Braga, segundo familiares. A amostra encontrada no local está desaparecendo com o passar dos dias e pode ser dispensada pelos peritos se não houver condições técnicas de análise. Segundo o DPT, o material não foi colhido no dia solicitado pelo delegado responsável pelo caso, na última sexta-feira (7), porque não havia indicação precisa de onde estava o suposto sangue da criança, e a área era muito grande para que o vestígio fosse procurado aleatoriamente pelos técnicos do órgão. Ainda segundo DPT em Conquista, o material será enviado para Salvador ainda nesta terça-feira (11) para que seja confirmado se é sangue humano. Após o resultado, que deve ficar pronto em 48 horas, será feita a coleta no pai de Maicon, Geraldo Braga, para comparar os materiais genéticos e saber se o sangue é da criança desaparecida.
InvestigaçõesDe acordo com o delegado Suzano Sulivan de Carvalho, titular da 1ª Delegacia de Vitória da Conquista, as crianças que estavam com Maicon no momento do desaparecimento já foram ouvidas e as investigações estão sendo realizadas, mas "até o momento o caso está sendo tratado como desaparecimento de uma criança. Enquanto não existir um corpo ou alguma prova material, a ocorrência não será tratada como homicídio", declarou ao Correio24horas nesta terça. "Por enquanto, não temos como dizer que houve erro da polícia ou disparos de traficantes contra a criança", acrescentou. Segundo as crianças que estavam com Maicon no dia do desaparecimento, houve troca de tiros entre traficantes da região e policiais militares. Todos teriam corrido em pânico, e Maicon não foi mais visto desde então. Os jovens envolvidos no tiroteio ainda não foram identificados, mas estão sendo investigados pela 1ª Delegacia de Conquista. O delegado afirmou ainda que buscas pela criança estão sendo realizadas pelo Corpo de Bombeiros com a ajuda de cães farejadores. Nesta segunda, uma grande área foi explorada pelos animais, que nada encontraram.
ProtestoCom faixas de protesto e apitos, vizinhos e familiares da criança realizaram uma manifestação nas ruas de Vitória da Conquista nesta segunda-feira (10) para pedir por Justiça no caso. Eles acreditam que policiais militares envolvidos na troca de tiros podem ter ocultado o corpo da criança após o fato. Segundo uma vizinha da criança em entrevista à TV Bahia, os moradores do bairro foram impedidos por PMs de procurar Maicon depois que foi encerrada a ocorrência entre os suspeitos e a polícia. Segundo a capitã Paula Fagundes, uma sindicância poderá ser aberta para investigar a participação dos policiais no desaparecimento do garoto.
Matéria original Correio 24h Conquista: DPT envia equipe para coletar sangue que pode ser de criança desaparecida