icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Eu não sabia! Porque essa desculpa não deve ser usada

Especialista fala sobre uma desculpa recorrente que se utiliza no mundo do trabalho e que deve ser evitada

foto autor

23/04/2014 às 7:45 • Atualizada em 30/08/2022 às 11:05 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Eu não sabia! Essa é uma desculpa cada vez mais comum entre os nossos governantes e que, muito frequentemente, também temos a tentação de utilizar para encobrir alguma falha ou omissão de nossa parte. Acontece que na administração, seja ela pública ou privada, não existe espaço para esse tipo de argumento. Lá pelos idos de 1916, Henri Fayol, um dos primeiros teóricos da administração, ainda que fosse engenheiro de minas por formação, já enunciava em seus princípios a diferença entre os conceitos de autoridade e responsabilidade. Para ele, a autoridade pode ser delegada mas a responsabilidade, jamais! Explicando melhor: cada cargo ou posição dentro da empresa ou do serviço público tem um nível de autoridade correspondente, ou seja, quanto mais alto o cargo, maior a autoridade de seu ocupante. O que seria autoridade, mesmo? Seria o poder de comandar, de dar ordens, de decidir e de esperar ser atendido pelos subordinados. Ocorre que, para cada porção de autoridade atribuída a uma determinada posição corresponde uma parcela de responsabilidade, o que quer dizer que a pessoa deve assumir as consequências pelas decisões tomadas, em qualquer que seja a situação.
Vamos tentar ilustrar um pouco mais o assunto. Suponhamos que você chefie um departamento da empresa responsável pelo fechamento de contratos. Por algum motivo você não pode comparecer a uma importante reunião com um cliente em potencial e delega a alguém de sua equipe a autoridade para representá-lo. Ocorre que esta pessoa, a quem você julgou capaz, não negocia muito bem as condições do contrato e a empresa acaba tendo prejuízos nesta operação. De quem é a responsabilidade neste caso? Sei que muitos teriam a tentação de dizer: - Ah, mas ele não fez nada do que eu orientei que fizesse... ou ainda, - A culpa não é minha, eu não sabia que ele iria fazer essa besteira.... Conversa fiada. O erro foi seu, a responsabilidade foi sua. Ao delegar a autoridade de representá-lo e à empresa você fez um julgamento equivocado sobre a competência de seu funcionário ou não o instruiu adequadamente. Podemos também pensar que não deu a importância devida ao cliente e, neste caso, agiu de maneira irresponsável. Pode ser duro ouvir isso, mas somos responsáveis pelos erros e acertos de todos aqueles que lideramos. Certamente, quanto maior a equipe, mais difícil se assegurar de todos os detalhes. A administração evoluiu em sua teorização propondo uma série de técnicas que podem ser implementadas para viabilizar sistemas de controles que deem maior segurança aos gestores, elas estão nos livros e podem ser consultadas. Todavia, o próprio Fayol já propunha, na segunda década do século XX, a necessidade da hierarquia e da divisão de grupos de trabalho. Isto posto, não se espera que o presidente de uma companhia com milhares de empregados saiba de todos os passos dados por cada um de seus milhares de liderados mas que tenha condições de acompanhar o andamento de cada negócio, através da cobrança de relatórios pormenorizados e da realização de reuniões constantes com sua equipe imediata. Sendo assim, o gestor que alega ter tomado uma má decisão por ter sido mal informado, é responsável pelo erro. Responsável por não ter desconfiado da superficialidade dos dados apresentados, por não ter cobrado mais detalhes ou, ainda, por ter escolhido mal a pessoa a quem delegou tal atribuição. Não cometa o mesmo erro. Seja um bom gestor e assuma a responsabilidade por suas decisões. Essa é a atitude correta a tomar, independente dos seus resultados.

Profa. Dra. Carolina Spinola
E-mail: [email protected]
Consultora da Área de Negócios da ValoRH. Administradora, com mestrado em Administração e Doutorado em Geografia, com ênfase em Desenvolvimento Regional. Professora Universitária e Coordenadora de Curso de Pós-Graduação.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia