icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BAHIA

Gilberto Gil encanta público durante show emocionante

Gilberto deu uma pausa na atual e intimista turnê Gilbertos Samba e privilegiou seu lado mais pop

foto autor

31/08/2014 às 8:27 • Atualizada em 27/08/2022 às 22:46 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Gilberto Gil, 72 anos, passou toda a sua infância na pequena Ituaçu, a 147 km de Vitória da Conquista, capital da região Sudoeste da Bahia e terceira maior cidade do estado com 337 mil habitantes. Provavelmente por isso, ele - que se acha quase um conquistense - estava tão contente no palco do Festival de Inverno Bahia na noite de sexta, no Parque de Exposições Teopompo de Almeida, em sua primeira participação no evento produzido e organizado pela iContent e TV Sudoeste.

Em alto-astral, Gilberto Gil, 72 anos, participou pela primeira vez do Festival de Inverno Bahia com uma apresentação cheia de sucessos de diversas fases de sua trajetória
E que show o mestre tropicalista fez! Ciente de que show numa arena para 18 mil pessoas tem que ser repleto de hits e alto- astral, seu Gilberto deu uma pausa na atual e intimista turnê Gilbertos Samba e privilegiou seu lado mais pop, começando com uma sequência de pérolas capaz de extasiar qualquer plateia que se preze: Tempo Rei, A Novidade (parceria com os Paralamas, que a gravaram originalmente), Não Chores Mais (versão de No Woman, No Cry, do rei Bob Marley), Vamos Fugir e Three Little Birds (Bob Marley). Entre uma palavrinha e outra de carinho com o público, que correspondia à vibração especial de ter Gil ali, o cantor sambou, requebrou e esbanjou alegria numa sequência que chamou de três formas de samba: Chiclete com Banana (Gordurinha), no balanço nordestino; Aquele Abraço, mais carioca; e a baianíssima Andar com Fé. No momento de Punk da Periferia, o guitarrista Edgard Scandurra, do Ira!, comentou nos bastidores: “E pensar na polêmica que essa música provocou na cena punk paulista na época, teve até debate para discutir a questão (risos), organizado pelo Clemente (Inocentes). Nada como o tempo, a música é boa, divertida”. Foram duas horas de lavar a alma com Gilberto Gil. Antes dele, a noite abriu, às 21h20, no clima pop e cheio de boas influências rítmicas da banda mineira Skank, que teve seu show levado ao ar, nacionalmente, pelo canal Multishow, pela primeira vez transmitindo o evento. “A transmissão pelo Multishow veio dar um prestígio nacional ao festival, que completa dez anos. Nossa ideia é aprimorar o evento cada vez mais, com essa programação de pegada pop e rock, mas com espaço para grandes atrações de outros gêneros, como Gil e Luan Santana”, afirma Estácio Gonzaga, 42, gerente executivo da iContent. Com pouco espaço no set list para canções do novo álbum (Velocia), Samuel Rosa e companheiros do Skank apostaram na força de hits como Dois Rios, É uma Partida de Futebol, Saideira, Garota Nacional e Amores Imperfeitos, quando o vocalista lembrou de passagens anteriores por Conquista e das boas vibes que sempre receberam na cidade.

De volta à ativa depois de sete anos, o Ira! só tocou hits
“Essa música é para esse público que ficou esperando pela volta do Skank depois de seis anos”, numa referência também ao tempo em que a banda ficou sem gravar disco. E também de volta, mas por causa de uma briga que separou o grupo paulista durante sete anos, o Ira! entrou no palco já na madrugada fria e mostrou que, apesar das marcas do tempo (inclusive, no peso e na voz de Nasi), o poder das suas boas canções roqueiras sobrevive bem.Quem gosta do melhor do rock nacional, não resiste a clássicos como Mudança de Comportamento, Flores em Você, Vivendo e Não Aprendendo, Tarde Vazia e Envelheço da Cidade.Com apresentações de Vanessa da Mata, CPM22 e Natiruts, ontem, o festival termina hoje com Paralamas, Capital Inicial e Luan Santana, e tem três espaços secundários para shows: Barracão Universitário, Tenda Eletrônica e Arena do Rock Fainor, com atrações da região, cuja economia é bem movimentada devido à boa organização do evento.

O Skank teve seu show transmitido pelo canal Multishow
“Nossa intenção é fazer com que a economia de Conquista, que recebe pessoas de outras cidades da região e do Norte de Minas para o festival, seja movimentada cada vez mais. Da mesma forma, queremos que o festival seja divulgado, nacionalmente, pela televisão, entrando no Jornal Hoje, sendo transmitido agora pelo Multishow”, explica Cauto Freitas, 47, gerente executivo da TV Sudoeste. *O jornalista viajou a convite da produção do festival Matéria Original Correio 24h: Gilberto Gil encanta público durante show emocionante no Festival de Inverno

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Bahia