|
Comerciantes e moradores reclamaram da queda de vendas após sentido único na via |
A polêmica criada em cima da mudança no tráfego da Avenida Luiz Tarquínio Pontes, na entrada de Vilas do Atlântico em Lauro de Freitas, está com os dias contados. Depois de um estudo e plebiscito entre os moradores e comerciantes da região com a prefeitura, foi decidido que a via voltará a ter sentido duplo no trânsito. A alteração será experimental e tem até 60 dias para ser implantada.
De acordo com a prefeita Moema Gramacho, apesar da mudança ser experimental, caso fique comprovado que a queda nas vendas foi causada pela mão única, como argumentaram os lojistas, o sentido duplo será mantido.
Segundo informações divulgadas pela prefeitura, será necessário a realização de algumas obras e relocação de semáforos na região.
A nova proposta de trânsito estabelece como condicionantes horário para carga e descarga e a proibição de estacionamento ao longo do meio fio. As transversais continuam com sentido único, conforme projeto atual.
Mão única - A mudança foi feita para dar maior fluidez ao trânsito, já que a região ficava com kms de congestionamento, devido aos motoristas que utilizam a via como atalho para o centro ou saída da cidade. De acordo com informações da Prefeitura, o sentido único na avenida vinha sendo solicitada desde 2005 por moradores e comerciantes de Vilas que se sentiam prejudicados pelos engarrafamentos.
A implantação da mão única foi feita em dezembro de 2010. Para Moema Gramacho, a medida correta é o sentido único, mas escolheu atender ao pleito da maioria que "preferiu continuar com os engarrafamentos do que prejudicar o comércio".