Morreu na manhã desta quarta-feira (13) a integrante mais velha do Terreiro do Cobre, que fica localizado no Engenho Velho da Federação, em Salvador, e é um dos mais importantes da cidade. Aristhotelina Fiusa, que era mais conhecida como Tia Telinha, tinha 96 anos.
A informação foi confirmada ao iBahia pela comunidade religiosa, por meio de nota, em nome da ialorixá Valnízia Bianchi, Mãe Val de Ayrá, e da Associação Beneficente, Cultural e Religiosa Filhos e Filhas de Flaviana Bianchi.
Leia também:
No comunicado, o Terreiro informou que Tia Telinha estava internada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital desde o fim de semana, após se sentir mal.
A causa da morte não foi divulgada, porém a nota informou que a religiosa convivia há alguns meses com complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
O sepultamento de Tia Telinha será realizado no final da tarde desta quarta, no Cemitério Campo Santo, no bairro da Federação. A cerimônia está prevista para começar às 16h30.
Nascida e criada no Engenho Velho da Federação, Tia Telinha ganhou o nome carinhoso na comunidade. Ela nasceu no dia 19 de agosto de 1926 e era consagrada a Iemanjá, senhora das águas salgadas.
"Que os ensinamentos transmitidos por Tia Telinha e sua dedicação aos Orixás sirvam sempre de orientação para todo o povo de axé e que todos que puderam conviver com ela sejam inspirados por seu entusiasmo pela vida!", diz o comunicado do terreiro.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!