Um paciente de 59 anos que está internado Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, cidade a cerca de 100 km de Salvador, foi diagnosticado com a Doença de Creutzfeldt-Jacob (DCJ), uma condição rara que afeta uma em cada um milhão de pessoas. O homem não tem comorbidades e apresenta um quadro clínico.
Segundo o g1, a assessoria da unidade de saúde afirmou que a doença não tem relação com consumo de carne e não é contagiosa. O paciente deu entrada no dia 20 de janeiro com dificuldade para caminhar, alteração comportamental e de memória. Alteração visual, movimentos anormais e crises convulsivas também estavam entre os sintomas apresentados.
Leia também:
Além disso, o hospital detalhou que a CDJ é uma doença priônica, ou seja, causada da proteína priônica, o que leva à formação de agregados insolúveis que afetam o cérebro e levam à degeneração neuronal.
A DCJ é uma doença sem cura e o tratamento consiste principalmente em aliviar sintomas. Ainda segundo o g1, a equipe médica trabalha em conjunto para garantir o melhor atendimento ao paciente, oferecendo cuidados paliativos e apoio emocional.
Leia mais sobre Bahia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!