Nesta segunda-feira (22), estudantes de escolas da rede pública de ensino de todo o país promoveram o 'Dia do Basta'. Pedindo uma escola "digna", a ação convida pais, alunos, professores e funcionários a enviar um email para o Ministério da Educação e para as Secretarias de Educação estaduais e municipais, com o objetivo de mostrar a insatisfação com a educação e pedir mudanças.
O protesto foi influenciado pelas crescentes denúncias feitas por alunos brasileiros que, inspirados na iniciativa da estudante catarinense Isadora Faber, criaram diários de classes e denunciam problemas das escolas onde estudam, o que, às vezes, ajuda a trazer melhorias. Na Bahia, foram criadas algumas páginas que também mostram dificuldades enfrentadas nas unidades de ensino.
Veja também: Alunos de escolas de Salvador usam celulares para mostrar falhas
Uma delas é o 'Diário de Classe Itamaraju - BA', criado pelo aluno Emerson Mendes, morador deste município no Sul da Bahia. Ele relata os problemas do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, onde estuda, além de denunciar questões relativas à outras escolas.
A página Poli Denúncias, alunos mostram a insatisfação em relação ao Colégio Estadual Roberto Santos, do município Campo Formoso. Já na capital baiana, outros dois "diários de classe" relatam as dificuldades do Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira e Colégio Estadual Bolívar Santana: Diário de Classe - Ceaat e Alunos têm voz, respectivamente.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade