A posse de Maria Bethânia como imortal da Academia de Letras da Bahia (ALB) já tem data marcada. A cerimônia acontece no dia 3 de maio, no Palacete Góes Calmon, em Salvador. A informação foi confirmada pelo Alô Alô Bahia.
Ainda não há detalhes sobre como será a cerimônia, mas a posse de Bethânia a coloca ao lado de Gilberto Gil enquanto imortal da academia. O cantor tomou posso no dia 8 de abril de 2022, sucedendo o acadêmico Murilo Melo Filho na cadeira 20 da Academia.
Leia também:
Bethânia irá ocupar a cadeira 18, que pertenceu ao historiador, ensaísta e professor Waldir Freitas Oliveira, que morreu em junho de 2021, aos 92 anos. A cantora a 5ªpersonalidade a ocupar a cadeira.
Apesar de não ter produções literárias de destaque, Maria Bethânia é considerada pela ALB como uma defensora das letras e uma pessoas responsável por divulgar em seus espetáculos obras de grandes escritores como Fernando Pessoa, Clarice Lispector e Guimarães Rosa.
Maria Bethânia conta com alguns registros literários como autora do livro Omara & Bethânia - Cuba & Bahia, que acompanhou o DVD de mesmo nome e registrou o encontro da baiana com a cantora cubana Omara Portuondo.
Com mais de 56 anos de carreira na música, a cantora é famosa por performar canções clássicas como "Trampolim", "Luz da Noite", "Pássaro Proibido" e "Caras e Bocas", todas em parceria com o irmão Caetano Veloso.
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!