Quem não quer ser dono do seu próprio negócio? É difícil encontrar alguém com uma resposta negativa para esta pergunta, porém, ser um empreendedor requer muito mais do que força de vontade. É preciso acima de tudo, ser criativo. Para te ajudar a exercer seu lado empreendedor, o iBahia selecionou dez cursos onlines gratuitos para empreendedores. Confira!
1. Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores Oferecido pela FGV Online, o curso Introdução ao Private Equity e Venture Capital para Empreendedores tem 40 horas de duração e aborda os vários aspectos deste mercado. São oito módulos, distribuídos por temas como processo de investimento, empreendedorismo e estudos de caso. O curso é oferecido em parceira entre o Centro de Estudos em Private Equity e Venture Capital da FGV-EAESP (GVCepe) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ligada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
2. Desenvolvimento rápido de produtos inovadores para mercados emergentes O curso é oferecido pelo Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, no México, através do Coursera, e fala sobre as metodologias para a inovação em mercados emergentes. As aulas são em espanhol eo curso tem duração de oito semanas.
3. Empreendedorismo Tecnológico O curso online Technology Entrepreneurship, oferecido pela Universidade de Stanford, fala sobre os conceitos básicos das empresas que fizeram do Vale do Silício um polo de startups. O curso é em inglês e mostra como os empreendedores unem a tecnologia com a oportunidade de ganhar dinheiro.
4. Formação do Preço de Venda O Programa Varejo Fácil, do Sebrae, oferece o curso Formação do Preço de Venda. O curso tem duração de 15 horas que podem ser assistidas em até 30 dias. A instituição recomenda que os alunos dediquem ao menos 3 horas e 45 minutos por semana ao projeto. Entre os conteúdos das aulas estão custos e despesas fixas, definição de preço de venda e cálculos essenciais.
5. Contratação de Trabalhadores O curso Contratação de Trabalhadores, oferecido pela FGV Online, ajuda os novos empreendedores a entenderem melhor a relação com a equipe, além de esclarecer questões sobre salário. O custo de contratação e o trabalho temporário também fazem parte dos temas das aulas. A carga horária é de 5 horas.
6. Contabilidade No curso Contabilidade na prática, do iPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância), os alunos aprendem sobre os regimes tributários, certificação digital e folha de pagamento, por exemplo.
7. Procedimentos para Exportação Oferecido pelo Sebrae, o curso mostra procedimentos para exportação para quem estiver pensando em levar a marca a outros países. Os empresários têm aulas sobre trâmites burocráticos, o sistema mundial de classificação das mercadorias e normas internacionais. São seis módulos ensinados durante 20 horas de curso.
8. Plano de Negócios Indicado para quem está começando a elaborar um plano de negócios. As aulas do iPED (Instituto Politécnico de Ensino a Distância) falam sobre as etapas do plano, o planejamento financeiro, o estudo de mercado, concorrência e estratégias.
9. Introdução às finanças É oferecido pela Universidade de Michigan, através do Coursera. As aulas serão uma introdução a ferramentas de medir valor e risco, tanto para empresas quanto para pessoas físicas. Além disso, ajuda a criar métodos para tomar decisões. Não há pré-requisitos, mas é preciso ter um senso de “curiosidade e atitude”. As aulas são em inglês.
10. Engenharia para startups Quem compreende bem o inglês pode aproveitar os cursos online da Universidade de Stanford, como o de engenharia para startups. Serão ensinadas as ferramentas e habilidades essenciais para criar uma empresa de tecnologia. Conhecimento básico em programação é essencial. O curso é disponibilizado pelo site Coursera.