A Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT/BA) divulgou nesta sexta-feira (8) que está apurando o deslizamento de terra que matou dois operários na cidade de Porto Seguro, no extremo sul do estado. O caso é o terceiro em 3 meses na Bahia.
O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira (7), enquanto os homens trabalhavam em obras de macrodrenagem, no distrito de Arraial d'Ajuda. Os dois ficaram soterrados por cerca de 3h, até que os corpos foram localizados.
Leia também:
Em nota divulgada nesta sexta, a SRT/BA ressaltou que a escavação tinha cerca de 7 metros de profundidade e estava sendo realizada sem qualquer escoramento ou outra medida de proteção que assegurasse a realização da atividade sem riscos de soterramento.
De acordo com a Superintendência, o local só poderá ser liberado após vistoria da equipe de fiscalização do trabalho e autoridade policial competente.
Ainda segundo o comunicado, a investigação está tentando identificar os fatores que contribuíram para a ocorrência do acidente. Conforme o órgão, a gestão de riscos no canteiro de obra e frentes de trabalho é obrigação da organização que executa os serviços.
A nota também ressaltou a preocupação do órgão com o fato deste ser o 3º acidente de trabalho nesse tipo de atividade e em circunstâncias similares em um período de 3 meses.
"Todos os acidentes estão sendo analisados, de forma que poderemos estabelecer um diagnóstico do setor e reforçar a atuação da fiscalização", disse a chefe do Setor de Fiscalização em Segurança e Saúde do Trabalho da SRTb/Ba, Lidiane Barros.
O comunicado diz também que as conclusões do relatório de investigação serão divulgadas para as partes interessadas, descritas como o empregador, familiares da vítima e sindicatos laborais, e para autoridades e instituições competentes.
Acidente
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, um dos operários teria ficado preso ao tentar salvar o colega, que foi soterrado antes dele.
Os homens foram identificados como Sandro da Cruz Regis, de 29 anos, e Lucival de Jesus da Conceição, de 40 anos.
Os corpos dos trbalhadores foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Porto Seguro. Nesta sexta-feira (8), ainda não há detalhes sobre os sepultamentos.
Leia mais sobre Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!