bbb

'BBB 21': Nego Di afirma que Gilberto não é negro: 'ele é sujinho'

Brother teve discussão sobre etnia do economista com Karol Conká

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

As discussões polêmicas dentro da casa do "BBB 21" seguem a todo vapor. Durante a manhã desta sexta-feira (5), Nego Di, Karol Conká, Lumena, Carla Diaz, Thaís e Pocah resolveram conversar sobre a etnia de Gilberto, ao discordarem do economista quando ele disse é negro durante a festa Herança Africana.

"Deu vontade de levantar e ir embora", disse Nego Di. "Eu nem quis discutir, porque eu tinha mais o que fazer, me divertir", respondeu Karol, que completou logo em seguida. "Ele (Gilberto) disse que alguém na 'festa da África' falou que ele é branco. Eu falei para ele, o meu filho, para quem é branco, é preto, para quem é preto, é branco. Cada um tem seus achismos, mas saibam que vão te ver como branco".

O gaúcho continuou a linha de pensamento dele. "Não, pode dizer que é muçulmano, negro não. Ele tem cabelo liso. Teve alguém que disse pra esse cara que ele é preto e ele acreditou.Ele pode ter alguém, um vô, uma vó [negros]. O racismo só sofre quem é da nossa cor, o policial não te para porque tua mãe é negra. Ele é um pouquinho sujinho. Se esfregar bem...", afirmou.

A situação causou repúdio na web e as páginas de Gilberto nas redes sociais se manifestaram em repúdio aos comentários produzidos na conversa. "Sabemos que a construção do que é ser negro no Brasil ainda é muito confusa para muitas pessoas, principalmente quando se trata de pessoas negras de pele clara. Entretanto, a discussão sobre o colorismo não pode ser feita com base no gostar ou não de alguém", diz parte da nota.