bbb

Bem mais que 'o filho de Fábio Jr': confira a trajetória de Fiuk no BBB21

Tretas com Arthur, receitas na cozinha e muitas lágrimas fazem parte da trajetória do paulistano

Malu Vieira* (malu.vieira@redebahia.com.br)
- Atualizada em

Filho de Fábio Júnior, irmão de Cléo Pires, antigo ídolo teen e agora finalista do BBB21. Aos 30 anos, o paulistano Felipe Kartalian Ayrosa Galvão, mais conhecido como Fiuk, resolveu apostar todas as suas fichas no Big Brother Brasil mesmo com pavor de exposição. Apesar de memes, tretas culinárias e muito cigarro e chororô, o artista surpreendeu os telespectadores e chegou até a final do Big Brother Brasil.  

Fiuk sempre viveu no meio artístico: aos 13 anos decidiu acompanhar o pai em uma turnê e virou seu assistente de palco; aos 15 fundou sua própria banda; com 18 estreou como ator no filme “As Melhores Coisas do Mundo” e aos 20 viveu o protagonista Bernardo em Malhação, papel que lhe deu bastante visibilidade. 

Na música, sua antiga banda, a Hori, fez grande sucesso com o público adolescente entre 2010 e 2011. As músicas do grupo integraram a novela Malhação ID, da qual Fiuk foi o protagonista. Além disso, o grupo também compôs uma música para a versão brasileira da trilha sonora do filme Eclipse, terceiro da saga Crepúsculo. 

Depois da explosão em 2010, Fiuk praticamente sumiu. Ele até fez parte de algumas novelas da Globo, como Aquele Beijo e A Força do Querer, mas nunca mais tinha sido reconhecido como nos longínquos tempos de Malhação. Com a pandemia, a situação financeira apertou e o artista precisou vender o carro em que fazia drift e a sua guitarra para pagar as contas, situação que também virou meme nas redes sociais. 

Chef do sabor 

Se Pocah dormiu muito, Fiuk deve ter cozinhado na mesma proporção. Na xepa ou no Vip, o artista era quem preparava as refeições e não gostava de ser contrariado. Inclusive, a maioria das tretas protagonizadas pelo paulistano foram na cozinha: a treta do arroz com ovo, do fígado ou moela, da faca de margarina na goiabada e, claro, a do bolo de chocolate.  

Mas se tem um momento memorável de Fiuk na cozinha do BBB, esse momento foi o do macarrão no ralo da pia. Relembre:  

Desconstruide  

Com medo de falar besteira, o artista tomou aulas de feminismo e cultura social antes de entrar reality e o fato circulou nas redes sociais depois de uma confusão que aconteceu ainda no início do programa. Nela, as meninas maquiaram os meninos, que por sua vez desfilaram pela casa imitando trejeitos tidos como femininos. Lumena chamou atenção para o problema da situação e Fiuk chorou horrores, pediu desculpas e deu um discurso falou sobre o homem branco privilegiado. Veja: 

Depois disso, o cantor foi chamado de "esquerdomacho” pelos internautas e ainda discursou sobre pronomes femininos e masculinos e ressignificação. 

Quem precisa de crossfit? 

O artista divertiu os telespectadores ao vencer o crossfiteiro Arthur nas provas de força e resistência. Mesmo com um físico menos preparado e com um histórico de fumar muitos cigarros por dia, o paulistano conseguia peitar o adversário. Um exemplo foi a prova de resistência da Gilette, na qual a dupla Fiuk e Rodolffo ganhou de Projota e Arthur, que desistiram após 8 horas de prova. 

Foi o desempenho do cantor nas provas que o levou até a final. Fiuk venceu a última prova da Avons, a última de resistência do programa e que consagrava o primeiro finalista da edição de 2021. 

Namoro da 5ª série B 

Fiuk e Thaís foram o típico casal da 5ª série B. Os dois morriam de vergonha de se beijarem e a casa se mobilizava para que um selinho pudesse acontecer.  

Apesar da timidez, o auge do casal foi quando os dois dormiram de conchinha após uma das festas do programa. Durante a noite, foi possível notar uma movimentação de braços e respirações ofegantes no edredom, mas os dois juraram que nada aconteceu.  

No dia seguinte, Fiuk chorou envergonhado e conversou com Thaís sobre o ocorrido. Ambos se mostraram nitidamente arrependidos e se afastaram ainda mais. 

Após sair do reality, Thaís assistiu o choro do cantor durante a conversa com Ana Clara. Confira a reação da sister:

Briga com Arthur 

Os desentendimentos começaram ainda no início do programa, quando Arthur vetou Fiuk de uma prova do líder. Na época, ele poderia ter escolhido Karol, já que a situação aconteceu no mesmo período do conflito da cantora com Carla Diaz.  

Desse momento em diante, os dois participantes se bicaram bastante e foram opção de voto um do outro durante boa parte do reality. Tentativas de reconciliação até aconteceram, mas não foram pra frente. Um exemplo foi quando o crossfiteiro convidou o cantor para o Vip com o objetivo de apagar as mágoas passadas.  

O auge do conflito aconteceu durante o jogo da discórdia “monte seu pódio”, que aconteceu na área externa da casa. Fiuk falou mal de Arthur e classificou como “não ganha”, o que o capixaba não levou numa boa. Ele se levantou e por pouco não rolou troca de socos no ao vivo. Relembre o momento: 

Com ou sem o prêmio milionário, o Big Brother com certeza abrirá diversas portas para Fiuk. Dentro ou fora das telinhas, com ou sem drift, o ator já ganhou mais visibilidade no meio artístico e provavelmente fará publicidade para grandes marcas. Marlboro, nota ele!  

*Sob supervisão da repórter Isadora Sodré