bbb

Psicóloga explica busca de Viih Tube, do 'BBB21', por figuras paternas no reality show

A fixação pela figura paterna tem chamado atenção dos espectadores, que não sabem se o costume se trata de uma carência da participante ou apenas uma maneira de se manter mais forte no jogo

Lucas Bulhões, da Agência O Globo
- Atualizada em

O assunto paternidade tem sido marcante na participação de Viih Tube no "Big Brother Brasil 21". Desde o início do programa, a digital influencer, de 20 anos, tem relacionado participantes a figuras paternas. A "tradição" se iniciou com Nego Di: desde a primeira semana de confinamento, o humorista é chamado de "paizão" pela youtuber. Logo depois a sister comentou com Caio que se sentia como filha dele, e o mesmo aconteceu com Arthur no último domingo. A fixação pela figura paterna tem chamado atenção dos espectadores, que não sabem se o costume se trata de uma carência da participante ou apenas uma maneira de se manter mais forte no jogo.

— Isso pode demonstrar falta de amadurecimento, a falta de uma estrutura sólida para enfrentar o programa. Quando estamos em uma situação difícil, a gente corre para quem nos passa segurança, e a figura paterna pode ser quem traz essa estrutura — explica a psicóloga Fabiane Faria, que não descarta que também se trate de um movimento estratégico: — Pode funcionar como um pedido de proteção, o "pai" não votaria nela. Ela talvez crie essa relação de carinho para que não seja vista como alvo. É quase uma sedução.

Fabiane pontua que, caso a relação da atriz com seu verdadeiro pai aqui fora, o produtor musical Fabiano Moraes, não fosse boa, este comportamento poderia ser ainda mais evidente, visto que o confinamento mexe com a cabeça dos participantes, e poderia a colocar em busca de sentimentos não vividos em sua vida real.

— Caso não tivesse acolhimento em casa, seria ainda pior. O confinamento aumenta inseguranças e deixa as pessoas balançadas, a carência poderia aumentar muito caso ela não tivesse uma família estruturada aqui fora. O comportamento dela não é incomum, aparenta ser apenas uma saudade de casa e dos pais — pontua. 

Outro fator importante para essa busca pode ser a idade em que Viih se tornou uma figura pública. Trabalhando com internet desde os 11 anos, pode ter sido obrigada a amadurecer em alguns aspectos, e nesse processo, ter alguns outros reprimidos.

Nego Di, Caio e Arthur foram comparados ao pai de Viihtube | Foto: Reprodução/Globoplay

— O esperado é que quanto mais velho, mais maduros estejamos, mas, no caso de alguém que começa a trabalhar tão cedo pode ser que tenha um descompasso entre a idade cronológica e a idade emocional. Começar a ter frustrações e tarefas profissionais tão cedo, pode romper com esse amadurecimento esperado — explica a especialista: — A pessoa se torna adulta mais rápido, mais desestruturada, existem ritos de amadurecimento que todos devemos passar, mas, nestes casos, é como se um trator os empurasse.

Nas redes sociais, é possível perceber que diversos internautas tem dúvidas sobre este ser um comportamento genuíno, visto que a participante tem ganhado fama de pouco confiável. Mas apesar das situações improváveis do reality aflorarem este lado de Vitória, a psicóloga diz que é provável que ela tenha o mesmo comportamento em sua vida real, ainda que de maneira menos explícita.

— Tem a questão do valor e característica pessoal, nós não conseguimos ser pessoas diferentes em situações diferentes. Nossa forma de agir lá dentro e aqui fora é a mesma, o jogo as intensifica. Se ela tem atitudes consideradas falsas, ela já é assim internamente, mas nas situações de perigo isso se amplifica, como na possibilidade de ir ao paredão — conclui Fabiane.