Um animal de estimação é muito mais do que um mascote. Um bichinho é um grande companheiro e traz benefícios à saúde, tanto psicológicos quanto físicos. Confira 10 motivos para começar 2015 com um novo pet e ter um ano mais feliz.
Eles aumentam sua capacidade afetiva
Você vai ficar impressionado com a rapidez com que vai se apegar ao seu animal. E os bichinhos também cultivam afeto pelo dono. Assim, você pode ganhar um grande amigo.
Eles reduzem o seu nível de estresse
Enquanto você interage com o seu peto, o organismo diminui os índices de cortisol, o hormônio do estresse, e aumenta os de setotonina, substância responsável pela sensação de bem estar. Isso te ajuda a ser menos tenso, ter a pressão controlada e menos risco de sofrer de problemas cardiovasculares.
Eles aumentam o seu senso de responsabilidade
Os animais precisam de cuidados e a rotina de atividades ajuda a aumentar o senso de responsabilidade do dono. Isso é uma grande vantagem para famílias com crianças, que podem ficar responsáveis por alguns cuidados mais fáceis.
Bebês que convivem com cães e gatos são mais saudáveis
Pesquisadores da Universidade da Finlândia oriental concluíram que bebês que convivem com animais são mais saudáveis e precisam tomar menos antibioticos do que crianças que não têm esse convívio. O contato com cães também está relacionado a menos casos de infecções respiratórias em bebês com menos de um ano.
Eles te deixam mais sociável
Ter um bichinho pode tornar as pessoas mais sociáveis e ajudar a diminuir a timidez. Pesquisadores da Universidade de Warwick, na Grã-Bretanha, realizaram um experimento e provaram que quem convive com animais interage com indivíduos desconhecidos com maior frequencia.
Quem tem bicho é mais feliz
Também está comprovado que pessoas que têm animais de estimação relatam ser mais felizes e saudáveis do que as que não têm. A pesquisa das universidades de Miami e Saint Louis, nos Estados Unidos, foi feita com adultos de 30 anos, em média.
Eles são divertidos
Além de companheiros, os pets são fofos e fazem gracinhas, o que garante boas risadas todos os dias. Quem nunca sorriu para um gatinho tantando entrar numa caixa ou para um cachorro abanando o rabinho?
Eles te ajudam a superar a depressão
Animais, principalmente cães, são bons ajudantes no combate à depressão. Apenas estando por perto e demonstrando afeito pelo dono eles dão razão para quem tem depressão seguir em frente na luta contra a doença.
Te ajudam a ser menos sedentário
Brincar com o seu bichinho e levá-lo para passear serão bons motivos para fazer você levantar do sofá e se mexer. Isso também pode ajudar crianças a passarem meos tempo vendo TV e jogando jogos eletrônicos.
Eles fortalecem o sistema imunológico
A companhia de um animal reduz as chances de uma criança desenvolver um resfriado, problemas estomacais e até dores de cabeça. Quando se acaricia um bichinho, os níveis ddo anticorpo imunoglobulina A aumentam, o que fortalece o sistema imunológico. Crianças que convivem com animais também toleram melhor reações alérgicas.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade