O comitê emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Centro de Operações de Emergências (COE) do Ministério da Saúde, ambos contra a varíola dos macacos (monkeypox) entraram em funcionamento nesta sexta-feira (29).
De acordo com o jornal O Globo, enquanto o primeiro grupo deverá atuar para acelerar o aval de vacinas e medicamentos, além de realizar pesquisas, o segundo vai traçar um plano de contingência contra a doença.
Leia também:
Segundo o Ministério da Saúde, o trabalho contará com integrantes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) e do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
O grupo da autarquia federal é composto por representante das gerências-gerais de Medicamentos (GGMED), de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas (GGBIO) e de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS), além da Gerência de Farmacovigilância (GFARM) e da Coordenação de Pesquisa Clínica em Medicamentos e Produtos Biológicos (Copec). A coordenação se alternará entre a GGMED e a GGBIO.
Leia mais sobre Saúde em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!