No outono, muitas pessoas sofrem com o ressecamento, sensação de aspereza e descamação da pele. Isso porque, nesse período, as glândulas sebáceas e sudoríparas produzem menos líquidos. Mas produtos com formulações naturais, sem a presença de substâncias sintéticas, podem ser boas soluções para manter o maior órgão do corpo humano bem hidratado. No Brasil, por exemplo, existe uma série de frutos e sementes encontrados na biodiversidade que podem ser considerados grandes aliados. Aline Moreira de Souza, supervisora técnica da divisão de Health & Personal Care da Beraca, uma das principais empresas de fornecimento de insumos amazônicos para a indústria cosmética, fez uma seleção especial de óleos e manteigas naturais que ajudam a hidratar pele. Confira!
Óleo de buriti - óleo de coloração levemente avermelhada, rico em carotenóides e pró-vitamina A. Ele colabora na manutenção de uma pele mais elástica, além de promover ação anti-oxidante e anti-inflamatória. Indicado para peles sensíveis.
Óleo de castanha do Brasil - óleo com excelente ação emoliente e rico em ácido oleico. Ele forma um filme no tecido cutâneo e reduz a natural perda de água do nosso organismo, mantendo a pele hidratada.
Manteiga de cupuaçu - manteiga emoliente cremosa com alta capacidade de hidratação. Por possuir alta capacidade de absorção de água, seu uso auxilia na recuperação da elasticidade da pele.
Óleo de pracaxi - poderoso hidratante dermatológico rico em ácido behênico, auxilia na renovação celular e no combate a manchas na pele e despigmentação.
Óleo de andiroba - rico em ácidos oléico, linoléico, palmítico e esteárico, além de hidratante ele possui atividade anti-inflamatória e promove a renovação cutânea.