icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

Coronavírus: Brasil já confirma transmissão local do novo vírus

Segundo Ministério da Saúde, os dois novos pacientes em São Paulo foram infectados pelo primeiro caso diagnosticado no país, no dia 25 de fevereiro

foto autor

Redação iBahia

05/03/2020 às 17:53 • Atualizada em 29/08/2022 às 2:44 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O Brasil registrou nesta quinta-feira os dois primeiros casos de transmissão local do novo coronavírus dentro do país. Trata-se de duas pessoas que mantiveram contato com o primeiro paciente confirmado, um homem de 61 anos que tinha viajado para a Itália. Ambos os casos são em São Paulo.

Dos dois casos de transmissão local, um é parente do primeiro caso confirmado. O outro não é da família, mas manteve contato.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, transmissão local e transmissão sustentada são coisas diferentes. O que há o Brasil é transmissão local, ou seja, alguém contraiu o vírus de outra pessoa dentro do país. Já a transmissão sustentada ocorre quando não é possível mais rastrear a linha de transmissão do vírus.

— O vírus não está circulando o Brasil. Não está produzindo doentes em que não conseguimos identificar a fonte — disse Wanderson, que depois acrescentou: — O vírus está circulando dentro de um agrupamento de pessoas.

Em uma entrevista coletiva na última sexta-feira, Wanderson deu o exemplo do sarampo, em que é preciso uma cadeia de transmissão com cinco pessoas, em que a primeira transmite para a segunda, que transmite para uma terceira, e assim por diante. No caso do coronavírus, ainda não estava definido o tamanho dessa cadeia de transmissão.

Além desses casos em São Paulo, o Ministério da Saúde confirmou mais dois no Brasil, sendo um no Rio de Janeiro e um no Espírito Santo, elevando para oito o número de pessoas com o novo coronavírus, que costuma provocar sintomas como febre e problemas respiratórios.

Há ainda um nono possível caso, no Distrito Federal, que teve o primeiro teste confirmado, mas ainda precisa de contraprova.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil