Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Abstenção de baianos no 1º dia do Enem foi a maior do Nordeste

No estado, 32,40% dos candidatos não foram fazer prova neste domingo (5)

Redação iBahia • 06/11/2017 às 18:54 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:37 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Dos 490.241 estudantes baianos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 158.839 não compareceram ao primeiro dia de provas do Enem 2017, neste domingo (5). O número corresponde a 32,40% do total de candidatos no estado e representa índice maior que a taxa de abstenções nacional, que foi de 30,2% - a mais alta dos últimos oito anos de exame.

O percentual de ausentes na Bahia é o maior entre os estados nordestinos. Em segundo lugar, no ranking regional, ficou o Maranhão (29,4% de abstenções) e, logo depois, Pernambuco (28,7%). No Brasil, o estado com maior porcentagem de abstenções foi o Amazonas, com 39,30%.

Ao todo, 273 pessoas foram eliminadas neste primeiro dia de prova, sendo nove por estarem com equipamentos proibidos e que foram identificados por detectores de metal; outros 264 foram reprovados por descumprimento das regras do edital, como ausentar-se da prova antes do horário permitido.

Bombinha de insulina

Uma estudante diabética de 15 anos, moradora de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, não conseguiu fazer a prova neste domingo (5) porque usava uma bomba eletrônica de insulina.

Segundo o Inep, é proibido o uso de qualquer dispositivo eletrônico durante a prova. No edital, são citadas apenas as condições de gestante, lactante, idoso, estudante em classe hospitalar e “pessoa com outra condição específica” como passíveis de solicitação. Ainda conforme o Inep, a solicitação de atendimento específico deve ser feita somente no ato da inscrição. Até o fechamento da reportagem, o instituto não se posicionou em relação ao caso da baiana eliminada.

Este ano, o exame ocorre em dois domingos consecutivos. No dia 12 de novembro serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e Matemática. Os participantes terão 4 horas e 30 minutos para responder a 90 questões.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil