Brasil

Advogados de Lula pedem anulação de condenação à Justiça

Petição tem como referência a recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou que cabe à Justiça Eleitoral julgar crimes comuns

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediram a anulação de sua condenação no caso do tríplex do Guarujá e o envio do processo para a Justiça Eleitoral. A defesa de Lula argumenta que, se ele é acusado de receber o imóvel como parte de 16 milhões de reais pagos pela OAS ao PT para o financiamento de campanhas a partir de fraudes na Petrobras, o processo deveria ter sido julgado pela Justiça Eleitoral.

Foto: Reprodução

A petição tem como referência a recente decisão do Supremo Tribunal Federal, que determinou que cabe à Justiça Eleitoral julgar crimes comuns, quando correlatos a crimes eleitorais. Além disso, a petição lista outros dez trechos considerados relevantes no acórdão do TRF4, que ligam o tríplex atribuído a Lula a supostas práticas de crimes eleitorais, além de depoimentos de Léo Pinheiro, dono da OAS, no mesmo sentido. A defesa do ex-presidente também cita manifestações dos procuradores Deltan Dallagnol e Carlos Fernando dos Santos Lima, do Ministério Público Federal, a respeito da decisão do STF, em que alertam para o caráter eleitoral dos crimes investigados pela Operação Lava Jato. As informações são de Veja.