Brasil

Aeronáutica começa a ouvir familiares e testemunhas do acidente com avião de Campos

Cenipa vai investigar ação humana na queda do avião.

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)
- Atualizada em
A Aeronáutica comunicou nesta quarta-feira (20), que está dando prosseguimento às investigações dos fatores que contribuíram para o acidente aéreo que causou a morte do ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência Eduardo Campos (PSB) e mais seis pessoas. Segundo o comunicado oficial, nesta fase inicial estão sendo entrevistadas os familiares e as testemunhas dos acidente.

O objetivo é que as entrevistas tragam dados que possam ajuda a resolver o caso, avaliando fatores humanos, materiais e operacionais. O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já realizou a leitura do gravador de voz do avião, que não gravou os diálogos. Segundo a nota, também já foram feitas a análise inicial dos motores e a coleta de informações e de documentos junto às empresas que fizeram a manutenção do avião.

Com as entrevistas o Cenipa quer fazer um levantamento do perfil dos envolvidos na tragédia, para verificar se houve interferência do fator humano. O Cenipa quer saber como era o dia a dia dos pilotos, como andava o psicológico deles e se existiam problemas familiares, financeiros, ou de outro tipo que possa ter contribuído para o ocorrido.
Acidente causou a morte do candidato à presidência Eduardo Campos. (Foto: Reprodução)
O Cenipa informa ainda que vai analisar os aspectos materiais que possam ter contribuído para o acidente. Neste item, entra a avaliação do projeto do avião e se houve alguma falha de sistema ou problema em algum equipamento. Também serão checadas partes do sistema hidráulico, que comanda o trem de pouso e os flaps. Segundo o Cenipa, o que foi coletado do painel de controle da aeronave ainda não foi analisado. O órgão também vai analisar a formação dos pilotos para missão a ser executada, a habilitação para operar em condições adversas de tempo, além de como foram os treinamentos em simuladores.Também será levada em conta a questão meteorológica. O Cenipa pretende também analisar todos os vídeos que possam existir sobre a queda do avião e pede ainda que testemunhas que tenham imagens da queda da aeronave contribuam com as investigações.