Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Aos 91 anos, morre fundador das Casas Bahia, Samuel Klein

Klein estava internado no Hospital Albert Einstein e morreu de insuficiência respiratória

• 20/11/2014 às 11:07 • Atualizada em 01/09/2022 às 18:44 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Samuel Klein morreu aos 91 anos
Samuel Klein, fundador da rede de lojas de departamento Casas Bahia, morreu de insuficiência respiratória na manhã desta quinta-feira (20), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele estava internado há 15 dias e havia completado 91 anos no último dia 15 de novembro.
Klein era polonês naturalizado brasileiro e deixou a Europa durante a Segunda Guerra Mundial. Aos 19 anos ele chegou a ser preso pelos nazistas e enviado com o pai para o campo de concentração em Maidanek, na Polônia, enquanto a mãe e os cinco irmãos foram exterminados no campo de Treblinka.
Nos campos de trabalhos forçados ele sobreviveu por conta das habilidades de carpinteiro. Klein conseguiu fugir durante uma transferência de presos em 1944. Depois, foi para Munique em busca do pai. Após um período vendendo artigos para as tropas aliadas, se mudou em 1951 para a América do Sul, onde seu primeiro destino foi a Bolívia. Ao Brasil, ele chegou em 1952 trazendo a mulher Ana e o filho Michael de dois anos, que nasceu na Alemanha. Aqui ele viveu em São Caetano do Sul, no ABC Paulista.
Começou seu trabalho em São Caetano revendendo roupas de cama, mesa e banho de porta em porta usando uma charrete. Naquela época ele já adotava a possibilidade de pagamentos parcelados, e a contabilidade era feita pela mulher.
Primeira loja A primeira loja foi inaugurada em 1957 ficava no Centro de São Caetano, no número 567 da Avenida Conde Francisco Matarazzo. O nome Casas Bahia foi em homenagem aos nordestinos que se deslocaram para o ABC para atuar na indústria.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil