Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Após furto, matemático receberá nova medalha Fields

Entrega acontecerá neste sábado, no Riocentro. Organização do evento ainda está decidindo horário

Redação iBahia • 03/08/2018 às 22:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 6:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Depois de ter tido sua medalha Fields furtada, o matemático iraniano Caucher Birkar receberá uma nova. O furto ocorreu durante a abertura do Congresso Mundial de Matemática (ICM, na sigla em inglês), iniciado nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro.

A organização do evento ainda acertará os detalhes da entrega da nova medalha, mas confirma que Birkar a receberá neste sábado, no Riocentro. No mesmo dia que também acontece o jantar de gala do ICM.

Além das quatro medalhas entregues na quarta-feira, a organização recebeu uma "sobressalente", igual às outras mas sem seus nomes gravados, para imprevistos. A gravação do nome de Birkar na quinta láurea está sendo providenciada.

O furto teria acontecido quando o matemático Caucher Birkar, meia hora após receber a medalha, deixou o item juntamente com a carteira e um celular dentro de uma pasta colocada sobre uma mesa. Depois que o furto foi percebido, a equipe de segurança do Riocentro foi acionada.

Nesta quinta-feira, foram divulgadas imagens pela Polícia Civil do Rio que seriam do momento em que a pasta do matemático foi levada. O vídeo, feito por um cinegrafista desavisado, captura o rosto dos dois suspeitos.

Esta é a primeira vez que o Brasil sedia o Congresso Internacional de Matemáticos, realizado no Riocentro, na Barra da Tijuca, Rio.

OURO 14 QUILATES

Considerada o "Nobel" da Matemática, a medalha Fields é toda feita de ouro 14 quilates e equivale a cerca de R$ 15 mil, segundo os responsáveis pelo congresso internacional no qual ocorre a premiação. A insígnia foi idealizada pelo escultor canadense R. Tait McKenzie.

Em um de seus lados, há a figura de Arquimedes e uma citação atribuída a ele. Do outro lado, a frase: "Matemáticos do mundo inteiro reunidos deram este prêmio por seus escritos extraordinários", em latim. Na premiação, os cientistas ganham também uma recompensa financeira de aproximadamente R$ 42 mil.

O reconhecimento da Fields é uma honraria que poucos pesquisadores do mundo têm. Este ano, quatro matemáticos foram premiados. Entre eles estava o iraniano Caucher Birkar, que teve a medalha furtada.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil