Brasil

Aposentados: veja como usar os canais digitais dos bancos e evitar filas nas agências

"Recomendamos aos beneficiários que priorizem o uso do cartão para compras e pagamento de contas, e evitem ir às agências bancárias", informou a Secretaria de Previdência Social.

Agência O Globo

O pagamento de benefícios do INSS, que começou no dia 25 de março e vai até 8 de abril tem lotado as agências bancárias, contrariando as recomendações para que se evitem as aglomerações. Os segurados, no entanto, não precisam correr aos guichês para a retirada de seus benefícios. Não é preciso sair de casa.

Os bancos pagadores de aposentadorias, pensões e auxílios da Previdência Social sugerem que os segurados usem cada vez mais os canais digitais (sites e aplicativos) para movimentações financeiras, reduzindo o movimento nas agências por conta da pandemia do coronavírus.

"Recomendamos aos beneficiários que priorizem o uso do cartão para compras e pagamento de contas, e evitem ir às agências bancárias, especialmente nos dias de pagamento dos benefícios", informou a Secretaria de Previdência Social.

Foto: Agência Brasil

Ainda segundo a pasta, 65% dos aposentados e pensionistas têm contas-correntes ou cadernetas de poupança nos bancos onde recebem e cartões para movimentação dessas contas. Os demais têm cartões magnéticos de beneficiário:

"Estes mesmos cartões podem ser usados para o uso nos estabelecimentos comerciais que suportam o momento atual, especialmente farmácias e supermercados", completou.

No ato de uma compra com o cartão de pagamento, basta informar que deseja que o valor a pagar seja debitado imediatamente da conta (função débito) ou no vencimento da fatura do cartão de crédito (função crédito), digitando a senha cadastrada no banco.

Saque por terceiros

Ainda de acordo com a Secretaria de Previdência Social, não será necessária a averbação de uma nova procuração pública no INSS para o saque do benefício por terceiro, enquanto as medidas para evitar a proliferação do coronavírus estiverem vigentes. O representante legal que já tem uma procuração poderá se dirigir até o banco com o documento de que já dispõe.


Autoatendimento ou prova de vida

Em último caso, informa a secretaria, se o segurado não tiver outra alternativa a não ser ir ao banco, o saque do benefício deve ser feito preferencialmente em terminais de autoatendimento, evitando o guichê do caixa.

Também não é preciso ir à instituição pagadora do benefício para fazer a prova de vida (atualização de cadastro do aposentado ou do pensionista). O INSS já informou que suspendeu esse procedimento anual por 120 dias, desde março.

Aprender a lidar com os sites e os aplicativos dos bancos também é uma alternativa, além do atendimento telefônico. Veja como funcionam os canais de atendimento digitais.

Itaú

Além do site www.itau.com.br, o cliente pode, com o aplicativo do banco (que pode ser baixado na Play Store ou na App Store), consultar extrato, fazer transferências e recargas de celular, contratar empréstimo, consultar saldo ou transferir dinheiro para a poupança e ainda fazer pagamento de contas com código de barras. Basta usar a câmera do celular. O aplicativo automaticamente ativa esse dispositivo quando o cliente seleciona "Pagar conta".

O app tem também uma versão light, ou seja, mais leve, que ocupa pouco espaço de memória no celular.

Para quem precisa abrir uma conta, o banco dispõe do aplicativo Itaú Abreconta. O interessado pode baixar o app, criar seu perfil e mandar os documentos necessários. Se tudo estiver de acordo com as exigências, a conta é aberta em até cinco dias úteis.

O banco também atende pelo telefone 4004-4828. Há também um Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo telefone 0800-728-0728.

Bradesco

O site do banco é bradesco.com.br. O aplicativo (que pode ser baixado na Play Store ou na App Store) também permite consultar saldos e extratos, fazer transferências, pagar contas, solicitar empréstimos e solicitar cheques, entre outras funções.

Os telefones de atendimento são 4002-0022 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800-570-0022 (demais regiões).

Santander

Além do site www.santander.com.br, o banco dispõe dos aplicativos Santander e Way, que podem ser baixado na Play Store ou na App Store.

Para quem tem conta no banco, é preciso acessar o app Santander. Se não tiver senha multicanal, cadastre-a utilizando os quatro últimos dígitos do cartão. Depois basta seguir o passo a passo para habilitar o ID Santander.

Se a pessoa não tem conta, mas tem cartão de crédito, basta baixar o app Way, com a senha de seu cartão e seguir o passo a passo para habilitar o ID Santander.

O banco tem também uma página de atendimento virtual  para resolver problemas.

O banco mantém ainda o atendimento telefônico, 24 horas por dia, durante toda a semana, via SAC 0800-762-7777 ou central 4004-3535 (para capitais e regiões metropolitanas) e 0800-702-3535 (para demais localidades).

Caixa Econômica Federal

Além do site caixa.gov.br, o banco dispõe de alguns aplicativos: App FGTS (com informações sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS); App da Caixa (para transações bancárias, como consulta a extrato, transferências, pagamentos e simulações de financiamentos); App Loterias Online (para fazer apostas) e App Habitação (acompanhamento do financiamento imobiliário e manutenção de contratos, através de opções em autoatendimento, sem necessidade de deslocamento à agência).

O banco tem ainda o App Caixa Trabalhador (com informações sobre abono salarial do PIS) e seguro-desemprego. Nele, é possível conferir o calendário de pagamentos, consultar as parcelas liberadas, confirmar o pagamento e conferir o extrato.

Já o App Bolsa Família dá acesso ao calendário de pagamentos e à situação do seu benefício e permite consultar as últimas parcelas liberadas e encontrar uma agência da Caixa próxima.

A Caixa também tem um telefone de atendimento: 3004-1105. Há também o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800-726-0101.


Banco do Brasil

O banco oferece o site bb.com.br e incentiva os clientes a baixarem o aplicativo (na Play Store ou na App Store).

Os clientes do Banco do Brasil também já podem realizar operações bancárias diretamente do aplicativo de mensagens WhatsApp. Dá para pagar contas, fazer transferências, fazer recarga de celular, consultar limite de cartão, consultar saldos de conta-corrente ou caderneta de poupança e até renegociação de dívidas, entre outros serviços.

O BB também tem telefones de atendimento: 4004-0001 ou 0800-729-0001. Há ainda o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC): 0800-729-0722.

Golpes

Cuidado com golpes. Não forneça seus dados por telefone, caso receba uma ligação de pessoa que se identifique como sendo do banco onde mantém sua conta-corrente. Se precisar dos serviços, você é quem deve fazer a ligação para o número que consta do seu cartão.