Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Ator da Globo morre aos 42 anos, em Porto Alegre

Artista foi presença constante no cinema nacional

Redação iBahia • 29/09/2018 às 17:58 • Atualizada em 27/08/2022 às 0:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O ator Leonardo Machado morreu na noite desta sexta-feira (28/9), aos 42 anos, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Conhecido por participações em novelas e minisséries da TV Globo, o artista foi presença constante no cinema nacional: durante as duas décadas de carreira, atuou em mais de 40 filmes, entre curtas e longas-metragens, como "Em teu nome" (que o consagrou com o Kikito de Melhor Ator, em 2009) e o recente "Teu mundo não cabe nos meus olhos" (2018), estrelado pelo colega Edson Celulari.

De acordo com amigos e familiares, Leonardo lutava contra um câncer no fígado desde 2016. Representantes do Hospital Moinhos de Vento, onde estava internado, confirmaram o tratamento recente com um oncologista.

Dois trabalhos inéditos do ator estrearão nas telonas ainda neste ano. Em "Legalidade", do cineasta Zeca Britto, ele encarna Leonel Brizona, numa trama que tem como pano de fundo o contexto político brasileiro de 1961. Em "A cabeça de Gumercindo Saraiva", do escritor e diretor Tabajara Ruas, o gaúcho interpreta Capitão Francisco, um dos personagens da Revolução Federalista de 1893.

Na televisão, o papel de maior destaque foi em "Viver a vida" (2010). No folhetim de Manoel Carlos, ele deu vida a Léo, um homem extremamente dedicado à família que se envolve amorosamente com Ariane (personagem defendida pela atriz Christine Fernandes), a médica de sua própria mulher. Outras novelas de sucesso também compuseram a carreira, como "Senhora do destino" (2005), "Malhação" (2006) e "Salve Jorge" (2013), além da minissérie "Na forma da lei" (2010).

No teatro, foram 14 peças — a mais recente, "Fala do silêncio", ganhou a láurea de Melhor Espetáculo no Prêmio Porto Alegre em Cena, em 2017. Leonardo Machado também foi a cara do Festival de Cinema de Gramado. Por mais de dez anos, ele apresentou a cultuada cerimônia, no pequeno munícipio da Serra Gaúcha. "Essa função é sempre um prazer. Eu me criei nessa cidade", ressaltou em entrevista publicada no último ano.

O ator será velado neste sábado (29) na Sala Álvaro Moreyra do Teatro Renascença, em Porto Alegre, das 10h às 17h. Após o velório, ele será cremado no Crematório Metropolitano, em cerimônia fechada para amigos e familiares.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil